Eletromobilidade

Parceria BYD/ADL entrega 12 ônibus elétricos DD para quarta maior cidade da Escócia

Foto: Divulgação BYD/ADL

Treinamento dos motoristas da operadora Xplore será concluído no início de 2022, quando então os ônibus de dois andares circularão em uma das rotas mais poluídas do país

ALEXANDRE PELEGI

Dundee, a quarta maior cidade da Escócia com quase 150 mil habitantes, recebeu 12 ônibus elétricos de dois andares da BYD, em parceria com a encarroçadora Alexander Dennis Limited (ADL).

Os veículos 100% elétricos serão operados pela empresa Xplore Dundee.

Os ônibus elétricos BYD ADL Enviro400EV são os primeiros ônibus de dois andares não poluentes da cidade escocesa.

O treinamento dos motoristas da empresa Xplore será concluído no início de 2022, quando então os ônibus circularão no serviço 28, servindo a Dundee’s Lochee Road, quarta rua mais poluída da Escócia.

Em comunicado, a BYD afirma que a implantação dos veículos irá melhorar ainda mais a qualidade do ar local numa cidade que está na vanguarda da revolução dos veículos elétricos, com uma frota municipal de mais de 150 ônibus elétricos.

Todos os ônibus 100% elétricos se beneficiam das baterias fosfato de ferro lítio BYD, uma tecnologia avançada de baterias que proporciona maior autonomia, de mais de 200 Km com uma única carga, tornando-os uma escolha prática e eficiente para operadores como a Xplore Dundee”, diz a fabricante do chassis em seu comunicado.

A implantação em Dundee ocorre logo após a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26, também realizada na Escócia.

Na ocasião, veículos elétricos semelhantes BYD ADL desempenharam um papel fundamental no transporte de delegados, bem como de líderes estatais, demonstrando que os veículos elétricos são parte essencial da solução para a emergência climática.

A diretora administrativa da Xplore Dundee, Christine McGlasson, afirmou ser este um momento marcante para a empresa: “estamos muito orgulhosos de trazer os ônibus elétricos de dois andares para Dundee, o primeiro do seu gênero para a cidade. A nossa frota não emite poluentes – e não vamos parar por aí. Acreditamos que os veículos elétricos são a solução para a poluição, e como parte do grupo McGill’s continuaremos investindo na nossa frota para proporcionar uma proposta de transporte público mais limpo e mais ecológico às pessoas da nossa Dundee“.

Já o gerente de vendas da ADL, Charlie Miller, afirmou que os veículos entregues à Xplore Dundee foram produzidos em Falkirk, cidade no centro da Escócia. A produção impulsionou empregos qualificados na produção escocesa, “bem como beneficiaram os residentes em Dundee e ajudaram a mitigar as alterações climáticas“, disse.

Para o Diretor Executivo da BYD UK, Frank Thorpe, é gratificante pensar que os veículos elétricos de emissão zero da BYD ADL darão uma contribuição tão valiosa para a limpeza do ar numa rota tão reconhecida como poluída. “Estamos entusiasmados por a Xplore Dundee ter escolhido os ônibus elétricos BYD ADL em busca dos seus objetivos de transporte verde“, concluiu Thorpe.

Cerimónia de entrega dos Ônibus elétricos BYD ADL à Xplore Dundee. À esquerda, o Gestor de Vendas da ADL, Charlie Miller; à direita, a Diretora Geral da Xplore Dundee, Christine McGlasson


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. rebU disse:

    Apesar de eu ser mais favorável ao trólebus, gostei da brincadeira com as pilhas incluídas!

Deixe uma resposta