Petrópolis (RJ) amplia pagamento de passagem de ônibus por aproximação de celular

Recurso exige download do aplicativo Cartão Digital + Valida Mais. Foto: Divulgação.

Todos os ônibus da Petro Ita e Cascatinha oferecem a opção, que também chegou a alguns veículos das empresas Cidade Real, Cidade das Hortênsias e Turp Transporte

JESSICA MARQUES

As empresas de ônibus de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, ampliaram o pagamento da passagem de ônibus por aproximação de celular.

A partir de agora, a utilização do celular como forma de pagamento da tarifa, presente em todos os coletivos da Petro Ita e Cascatinha, foi ampliada às empresas Cidade Real, Cidade das Hortênsias e Turp Transporte.

Para os ônibus que ainda não possuem a tecnologia, o pagamento da tarifa deve ser feito pelos meios tradicionais, com dinheiro ou cartão Riocard Mais.

IDENTIFICAÇÃOTodos os ônibus que possuem o selo rosa “Aceita Cartão Digital” no para-brisa dos coletivos, passam a contar com a transação por aproximação. Para utilizar o recurso, basta o cliente baixar o App “Cartão Digital + Valida Mais”, em um aparelho celular com sistema operacional Android, que tenha a tecnologia NFC instalada, para que seja possível a comunicação entre o celular e o validador do ônibus.Assim, as empresas de ônibus informam que o Cartão Digital passa a ser o primeiro do país com caráter multimodal. Com ele, é possível comprar e validar créditos de passagem no próprio aparelho, tornando mais ágil e fácil o acesso ao transporte público. O aplicativo “Cartão Digital – Valida Mais” está disponível gratuitamente na loja Google Play.

COMO USAR

Com o aplicativo já instalado no celular, o cliente dá os primeiros passos com a ajuda do Tomais, o assistente virtual da Riocard Mais.

Na interface, o usuário recebe informações sobre os serviços disponíveis, é orientado a preencher um cadastro com dados básicos e alertado para a criação de uma senha segura para acessar e usar o aplicativo.

Após passar pelas etapas de validação, já é possível solicitar a criação do Cartão Digital, estabelecendo um PIN que será utilizado para autenticar cada compra de crédito de passagem. Antes de usar o aplicativo, é necessário verificar se a função NFC está ativada no celular.Não é preciso estar conectado à internet ao usar o Cartão Digital. Basta aproximar a tela do celular no validador com NFC, uma vez que as informações relativas aos créditos de transporte adquiridos já estão previamente gravadas no aparelho.

Há também a possibilidade de colocar saldo no Cartão Digital com cartões de débito, crédito ou via PIX. Com o uso do celular, a experiência no transporte público também se torna mais segura, reduzindo o contato com dinheiro em espécie, seguindo as recomendações sanitárias atuais.Passo a passo para o uso do Cartão Digital:– É preciso ter um celular com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC;– Baixe gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na Google Play;– Com a ajuda do assistente virtual Tomais, preencha o cadastro solicitado e crie uma senha segura. O cliente que já possui cadastro no aplicativo Riocard Mais pode usar o mesmo CPF e a mesma senha;– Cumpra as etapas de validação exigidas;– Na sequência, por medida de segurança, será preciso definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem;– Em seguida, solicite a criação do Cartão Digital. Por medida de segurança, será preciso definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem. Um e-mail será enviado com as informações do novo cartão digital;– Recarregue o Cartão Digital e o utilize nos ônibus que possuem o selo rosa. Atenção: certifique-se que a função NFC está ativada no seu celular.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta