Prefeitura do Rio cria a CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos

Foto: Diário do Transporte

Novo órgão do setor de transportes ficará responsável pela operação do transporte coletivo, inclusive do BRT

WILLIAN MOREIRA

A Prefeitura do Rio de Janeiro criou nessa terça-feira, 7 de dezembro de 2021, por meio de decreto, a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) que tem como missão promover uma maior mobilidade e eficiência do atendimento pelos ônibus e BRT no município.

Com capital social inicial de R$ 89 milhões, além de melhorar o transporte, o novo órgão vai operar o transporte coletivo e o sistema de BRT (Bus Rapid Transit), incluindo a manutenção, infraestrutura e planejamento.

Este capital inicial pode ser ampliado por meio de uma deliberação em Assembleia Geral, desde que seja assegurado o controle acionário do município.

A CMTC Rio terá como seus órgãos componentes, a Assembleia Geral de Acionistas, o Conselho de Administração, a Diretoria e o Conselho Fiscal.

O BRT Rio está sob intervenção da prefeitura desde março de 2021 e deve ficar sob a administração municipal até março de 2022. O primeiro período de intervenção venceu em setembro de 2021, mas foi prorrogado.


Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Fernando disse:

    Parabéns prefeito pela iniciativa a tempos opinada para solução de caso.

  2. Estrada De Paciência 368 Conjunto Telerj disse:

    A responsabilidade administrativa arrecadação passagem e compromisso de locomoção urbana de transporte coletivo deve ser de responsabilidade pública .quanto ao ponto e encontro rodoviário deve ser comercial local em distribuicao intermunicipal como shoppingtur de lojas turísticas , alimentação e segurança com câmera de circulação de inda e vinda para qualquer lugar com licitação .

  3. Atila Martins de Almeida disse:

    Será nós moldes da antiga CTC? Haverá concurso? Ou será cabide de emprego? Enquanto isso, onde está o plano de cargos e salários dos profissionais de saúde que tanto se esforçam nesta pandemia? Falta reconhecimento a estes heróis.

Deixe uma resposta