Diário no Sul

Optibus e Sogal, em Canoas (RS), fecham parceria operacional com foco no planejamento das linhas do transporte público

Foto: Sogal, Canoas (RS) - Divulgação

Startup israelense realizou teste de campo por quatro meses, com redução dos custos operacionais e aumento da eficiência do sistema de ônibus municipais

ALEXANDRE PELEGI

Na sexta-feira, 26 de novembro de 2021, a Sogal, concessionária do transporte coletivo de Canoas, no Rio Grande do Sul, assinou um contrato de 4 anos com a Optibus, uma empresa de SaaS (sigla em inglês para Software as a Service, Software como serviço) sediada em Tel Aviv, Israel.

Com projetos em mais de 500 cidades em todo o mundo, a Optibus aproveita uma combinação robusta de Inteligência Artificial (IA), algoritmos de otimização avançados e computação em nuvem distribuída para tornar o transporte público mais inteligente, melhor e mais eficiente.

A programação e o planejamento das linhas municipais de Canoas, e a escala dos motoristas da Sogal, serão o foco principal do contrato através do sistema da Optibus.

Para chegar à formalização da parceria a startup realizou um piloto do sistema nos meses de junho a setembro de 2021.

Nesse teste de campo ficou comprovado que o sistema não apenas comportou todas as regras da operação, como possibilitou diversos benefícios, como melhor visibilidade da operação, agilidade na alteração das programações e/ou geração de cenários e redução dos custos operacionais, o que proporcionou aumento da eficiência operacional.

“Esperamos que esta parceria nos traga mais eficiência, agilidade nas tomadas de decisões do nosso planejamento de viagens e consequente economia, alcançando um melhor atendimento e confiabilidade do sistema aos nossos clientes”, afirma Marlon Casagrande, Superintendente da Sogal.

Os módulos contratados foram os de Programação e Planejamento, e o projeto prevê também integração com os sistemas de ERP, bilhetagem eletrônica e monitoramento de frota.

Da esquerda para a direita: Francisco Ávila – Controller da Sogal; Marcelo Miele – Gerente de Conta da Optibus; Marlon Casagrande – Superintendente da Sogal; Luiz Felipe Graeff – Gestor Contábil da Sogal; André Vieira – Regional Director da Optibus; Ciomar Silveira – Supervisor de planejamento da Sogal; Ronen Avraham – General Manager LATAM da Optibus; e Márcio Biasuz – Diretor da Sogal


A Sogal opera atualmente 76 linhas municipais com 85 carros, com a previsão de aumentar para 100 carros a partir de fevereiro do próximo ano.

A empresa opera com 18 terminais, transportando uma média mensal de 800 mil pessoas. Compõe o time da Sogal mais de 300 colaboradores.

“Nós da Optibus, estamos lisonjeados em ter a Sogal como nosso primeiro cliente no estado do Rio Grande do Sul, e acreditamos que essa parceria trará diversos benefícios para a operação e para a população de Canoas” ressalta André Vieira, Regional Director da Optibus.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta