Eletromobilidade

Assistente virtual do Metrô de Moscou agora atende usuários do transporte terrestre

trens elétricos de Moscou, que atendem ao Círculo Central (MCC) da capital russa

Chatbot chama-se Alexandra, e pode responder em apenas alguns segundos as perguntas dos passageiros

ALEXANDRE PELEGI

O chatbot Alexandra do Metrô de Moscou começou a responder a perguntas sobre transporte terrestre em caráter experimental.

Alexandra é um assistente virtual, disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana.

Ela atua em questões relacionadas à operação do Metrô de Moscou, VLTs, linhas Círculo Central de Moscou (MCC) e Diâmetros Centrais de Moscou. O MCC é um projeto conjunto da Empresa do Metrô de Moscou, da Russian Railways e da Moscow Railways.

O chatbot funciona como um serviço que ajuda os passageiros a obter respostas para suas perguntas em apenas alguns segundos.

Comunicado da Assessoria de Marketing do Metrô Moscou, encaminhado ao Diário do Transporte, explica que Alexandra pode fazer um pedido de devolução de um item perdido, contar a história do metro moscovita, fornecer informações sobre o modo de funcionamento das estações além de bloqueios para reparos.

Alexandra pode entrar em contato com um operador, se necessário, e fazer muito mais, promete o Metrô Moscou.

A novidade, ainda em caráter experimental, é que Alexandra responderá aos passageiros sobre transporte terrestre e rotas de ônibus intermunicipais de Moscou.

O comunicado do Marketing do Metrô Moscou ressalta que Alexandra está constantemente sendo treinada para dar as respostas mais precisas. “Como o chatbot foi escalado agora para transporte terrestre, as respostas podem não ser tão precisas”, informa o comunicado.

Durante o período de testes, os passageiros são incentivados a participar do treinamento de Alexandra e fazer perguntas sobre novos tópicos que ajudarão a melhorar as respostas.

Os desenvolvedores irão rastrear as respostas online e atualizar o chatbot.

Alexandra está disponível no site oficial, no aplicativo Moscou Metro para smartphones, WhatsApp, Telegram e VKontakte.

Desde seu lançamento em novembro de 2020, Alexandra respondeu a cerca de 700 mil perguntas de passageiros.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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