Amazonas adere a convênio de redução do ICMS do diesel para empresas de transporte coletivo

Ônibus do sistema de transporte coletivo de Manaus (AM). Foto: Samuel Oliveira / Ônibus Brasil

Decisão foi do Confaz; benefício fiscal foi estendido até março de 2022, e agora inclui 15 Estados e o Distrito Federal

ALEXANDRE PELEGI

O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, na 340ª Reunião Extraordinária realizada no dia 11 de novembro de 2021, quinta-feira, celebrou vários atos normativos, dentre os quais a inclusão do estado do Amazonas no Convênio ICMS 79/19, de 5 de julho de 2019.

Este Convênio autoriza as unidades federadas a concederem redução de base de cálculo nas operações internas com óleo diesel e biodiesel destinadas a empresa concessionária ou permissionária de transporte coletivo de passageiros por qualquer modal.

O Despacho nº 77 do Confaz com esta medida está publicado no Diário Oficial da União de hoje, sexta-feira, 12 de novembro de 2021.

Com a inclusão do Amazonas, o convênio que autoriza a isenção de ICMS no diesel em até 80% passa a contar com a participação os seguintes entes federados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina e o Distrito Federal.


O Convênio é específico para o combustível utilizado diretamente na prestação de serviço de transporte de passageiro.

Para a desoneração total ou parcial do ICMS, os governadores precisam de autorização do Confaz por meio de convênio. Vários estados fizeram uso do benefício.

Várias prefeituras têm apontado que a redução do ICMS, uma decisão que compete ao governador do Estado, ajuda a reduzir os custos que impactam no transporte coletivo de passageiros dos municípios, permitindo uma menor pressão na tarifa.

Com a pandemia de coronavírus, a forte queda nas receitas das empresas decorrente da diminuição de passageiros, a data-base dos trabalhadores rodoviários e os significativos aumentos do diesel, forma-se um cenário de forte pressão sobre a tarifa na virada do ano, problema grave que os prefeitos eleitos terão de enfrentar, sem a possibilidade em muitos casos de conceder reajuste.

Vale lembrar que o sistema de transporte depende na maioria das cidades brasileiras exclusivamente da receita dos passageiros pagantes.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading