Zebrinhas voltarão ao Distrito Federal até fevereiro de 2022

Segundo secretário de Mobilidade, muitas pessoas pensam que o serviço de Transporte de Vizinhança foi descontinuado, pois os micro-ônibus circulam atualmente com as cores iguais aos demais ônibus das operadoras

ADAMO BAZANI

O GDF (Governo do Distrito Federal) anunciou que até fevereiro de 2022, a padronização visual dos micro-ônibus das linhas do Serviço de Transporte de Vizinhança, conhecidos como “Zebrinhas” vai voltar.

Os veículos terão uma faixa branca até a altura dos faróis e, na parte superior, predomina a cor vermelha com algumas listras brancas.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, a pintura dos ônibus é tão importante que atualmente, muita gente não faz uso dos serviços porque o layout tinha mudado.

“Muitas pessoas pensam que o Vizinhança foi descontinuado, pois os micro-ônibus circulam atualmente com as cores iguais aos demais ônibus das operadoras. “Além de facilitar para essas pessoas, a volta do Zebrinha vai resgatar essa parte da história do transporte público coletivo na capital” – disse

Segundo o GDF, as cores do Zebrinha foram aprovadas pelo Conselho do Transporte Público Coletivo do DF e publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira 26 de outubro de 2021 por meio da Resolução nº 4.748 de 13 de outubro de 2021.

O Serviço de Transporte de Vizinhança conta com 46 veículos circulando em 12 linhas na área central do DF, que inclui Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto. As linhas são: 6, 7, 11, 16, 22, 23, 24, 25, 30, 31, 32 e 35.

Na nota, Secretaria de Mobilidade do DF relata um pouco da história dos Zebrinhas.

O transporte de vizinhança começou a operar no início da década de 1980, por meio da Portaria nº 61, de 10 de julho de 1980, que ainda está em vigor. O início da operação foi em 30 de abril de 1981, com tarifa diferenciada e os veículos circulando entre as quadras das asas Sul e Norte (W1 e L1), além da Esplanada dos Ministérios, Lago Sul e nas proximidades de bancos, autarquias e comércio da região central da capital federal.

Os ônibus com listras brancas e vermelhas circularam até 2012, quando a nova licitação do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF determinou as cores dos veículos de acordo com cada área de operação. Atualmente, alguns micro-ônibus estão na cor verde e outros na cor amarelo. Depois de 10 anos, os “zebrinhas” voltarão a circular em Brasília com as cores originais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading