CPTM realiza projeto de incentivo à leitura

Obras são disponibilizadas em 15 estações. Foto: Adamo Bazani.

De 25 a 30 de outubro, estações vão abrigar estantes e ‘gelotecas’ com mais de 10 mil livros para retirada gratuita pelos passageiros

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai realizar mais uma edição de um projeto de incentivo à leitura. Assim, uma biblioteca com 10.300 livros estará à mão dos passageiros das estações do sistema.

Esta é a 16ª edição do Livro Livre, que será realizada de 25 a 30 de outubro. Assim, as obras, doadas pelo DFAL (Departamento de Logística Administrativa da CPTM) e pela Editora Letraria, poderão ser retiradas gratuitamente em qualquer uma das estantes e “gelotecas” (livros dentro de geladeiras) espalhadas por 15 estações.

A ação será promovida nas estações Franco da Rocha, Água Branca e Pirituba da Linha 7-Rubi; estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa; estações Guaianases, Mogi das Cruzes, Dom Bosco e Tatuapé da Linha 11-Coral; estações Jardim Romano, Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira; além de Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade.

Além de levar os títulos para casa, os passageiros também vão poder devolvê-los após a leitura, caso queiram, ampliando a rede colaborativa e a oportunidade de compartilhar o conhecimento com outras pessoas. Após o período do Livro Livre, a devolução dos exemplares poderá ser feita nas estantes e gelotecas, que ficarão de forma permanente nas estações que abrigaram a iniciativa.

Durante o período do Livro Livre, equipes de voluntários das entidades Lions Itapety, Letraria, Neuróticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, parceiros do evento, vão auxiliar os passageiros na escolha e retirada dos livros.

Programação:

25/10, das 14h às 16h: Estação Pirituba, Linha 7-Rubi

26/10, das 14h às 16h: Estação Ipiranga, Linha 10-Turquesa

27/10, das 14h às 16h, Estação Tatuapé, Linhas 11-Coral e 12-Safira

28/10, das 14h às 16h, Estação Guarulhos-Cecap, Linha 13-Jade

29/10, das 14h às 16h, Estação Mogi das Cruzes, Linha 11-Coral

30/10, das 10h30 às 13h, Estação Guaianases, Linha 11-Coral

GELOTECAS E LIVRO LIVRE

Iniciada em 2018 nas estações da CPTM, o projeto da geloteca foi idealizada pelo professor de arte e psicólogo da educação João Belmonte, para estimular a leitura e a troca de exemplares entre as comunidades periféricas em pontos de deslocamentos e encontros dessas pessoas. Até hoje, o artista já grafitou 180 gelotecas e o projeto está replicado Brasil e no Uruguai.

Já a iniciativa Livro Livre é movimento da CPTM que consiste em deixar livros nas estações para que os passageiros encontrem, peguem, leiam e voltem a liberá-lo para outra pessoa, criando um movimento colaborativo e coletivo de incentivo à leitura.

O objetivo é criar uma corrente de leitura para que a posse do livro seja sempre transitória, compartilhada e multiplicadora. A ação é inspirada em um movimento voluntário de base global, nascido da difusão do hábito do bookcrossing, que começou nos Estados Unidos no final da década de 1990.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading