Eletromobilidade

ENTREVISTA: Carregador ‘mais rápido do mundo’ para veículos elétricos da ABB pode ser usado em ônibus

De acordo com a empresa, o carregador é projetado para realizar recarga de até quatro veículos de uma só vez, inclusive ônibus. Foto: Divulgação / ABB.

Novidade está prevista para ser importada para o Brasil até maio de 2022

JESSICA MARQUES

O carregador de veículos elétricos “mais rápido do mundo” lançado pela ABB pode ser utilizado em ônibus. O Terra 360 chegou ao mercado em outubro deste ano, com a promessa de carregar totalmente qualquer veículo elétrico em 15 minutos ou menos.

De acordo com a empresa, o carregador é projetado para realizar recarga de até quatro veículos de uma só vez, inclusive ônibus.

Por esse motivo, é ideal para estações de reabastecimento, postos urbanos de recarga, estacionamentos comerciais e aplicações para frotas.

O novo carregador tem uma saída máxima de 360 kW. Com isso, segundo a ABB, o Terra 360 pode entregar 100 quilômetros de autonomia em menos de três minutos.

Disponível na Europa a partir do final de 2021, e nos EUA, América Latina e regiões da Ásia-Pacífico em 2022, o Terra 360 foi projetado levando em consideração necessidades diárias e as expectativas dos motoristas.

Além de poder ser utilizado em ônibus elétricos, o Terra 360 também pode carregar caminhões movidos a eletricidade. Em entrevista ao Diário do Transporte, o gerente de produtos e soluções de eletro mobilidade da ABB Eletrificação, Wilson Morais, detalhou a aplicação em ônibus.

Confira a entrevista:

Diário do Transporte – O Terra 360 estará disponível na Europa a partir do final de 2021, e nos EUA, América Latina e regiões da Ásia-Pacífico em 2022. Há uma previsão mais específica para o Brasil?

ABB: Até maio de 2022 já teremos unidades prontas para serem importadas para o Brasil.

Diário do Transporte – No caso de carros elétricos disponíveis no Brasil, é possível saber com quais modelos o carregador será compatível?

ABB: Todos os veículos elétricos e híbridos plug in que seguem a norma ABNT EN 62196 / 61851 são compatíveis com o carregador ABB Terra 360 pois ele possui conector CCS-2 padrão europeu, o mesmo que a maioria dos veículos, caminhões e ônibus elétricos existentes já possuem para recarga rápida. Devido ao crescente número e oferta de novos veículos elétricos que chegam ao Brasil é difícil quantificar quais modelos poderão carregar em potência total, mas os novos modelos cada vez mais demandam de potencias maiores para recargas mais rápidas. Porsche Taycan e Audi E-tron são exemplos desta nova geração.

Diário do Transporte – O Terra 360 é compatível com quais modelos de ônibus elétricos?

ABB: Todos os ônibus elétricos e híbridos plug in que seguem a norma ABNT EN 62196 / 61851 são compatíveis com o carregador ABB Terra 360 pois ele possui conector CCS-2 padrão europeu, ideal para recargas noturnas de frotas com tempo reduzido e gerenciamento digital de demanda.

Diário do Transporte – O Terra 360 pode entregar 100 quilômetros de autonomia em menos de três minutos. Qual seria este resultado em um ônibus elétrico?

ABB: Otimização do tempo de recarga nos terminais, porém salientamos que as tecnologias e capacidade de armazenamento das baterias podem variar de fabricante para fabricante de ônibus elétrico. Como possui opção de até 4 saídas com sistema dinâmico de recarga, significa que um carregador ABB Terra 360 pode recarregar até 4 ônibus elétricos ao mesmo tempo, otimizando os tempos conforme os ônibus forem completando suas recargas.

Diário do Transporte Há alguma variação de tempo de recarga e autonomia de acordo com cada modelo e tamanho de ônibus? Se sim, é possível estimar uma margem de autonomia e tempo de recarga nestes casos?

ABB: Sim, por exemplo temos ônibus elétricos com baterias de 100 até 500kWh, depende de cada aplicação e fabricante. De acordo com os dados do fabricante do ônibus, as autonomias podem variar bastante, assim como os tempos de recarga nos terminais durante a noite.

Diário do Transporte – De que forma a solução poderia ser vantajosa para frotistas de ônibus elétricos?

ABB: Otimização do tempo de recarga nos terminais com sistema dinâmico de recarga, redução da quantidade de carregadores pois um único equipamento possui até 4 saídas, redução dos custos de infraestrutura, protocolos de comunicação OCPP para gerenciamento de demanda inteligente da rede.

– Como o carregador poderia ser utilizado para aplicações em larga escala?

ABB: Sim, ele foi desenvolvido para cobrir todas as aplicações. Para grandes frotas é possível customizar o equipamento para maior robustez e menor custo, por exemplo incluir cabos mais longos e retirar a tela gigante de 27 polegadas são exemplos de opções disponíveis.

Diário do Transporte – Na prática, como o Terra 360 funciona?

ABB: Funciona da mesma forma que os outros carregadores da ABB, são conectados à rede elétrica 380V trifásico. O veículo permanece desligado e parado durante a recarga. A ABB possui ampla experiencia e vasto portifólio para fornecer soluções completas para fazer a conexão do carregador à rede elétrica, seja para uma unidade ou grandes frotas.

Diário do Transporte – Quais são as principais vantagens deste sistema em comparação às outras soluções disponíveis no mercado, além do tempo de recarga?

ABB: Além do tempo de recarga, possui design moderno preparado para o futuro e adaptado ao presente, como por exemplo acessibilidade para cadeirantes. Sistema modular que permite configurar em diferentes potencias e fazer upgrades no futuro quando necessitar de melhor tempo de recarga. Certificação internacional para as normas de segurança e operação do equipamento. Protocolo de comunicação OCPP que permite gestão e monitoramento remoto do operador do sistema. Um carregador preparado para o futuro sem deixar de carregar os veículos elétricos atuais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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