Metrô de São Paulo e CPTM adiam início de fechamento total de bilheterias para 22 de outubro

Pontos de venda de bilhetes unitários nas estações Belém e Granja Julieta serão fechados na próxima sexta (22). Foto: Adamo Bazani.

Decisão foi motivada pela volta às aulas presenciais obrigatórias para 100% dos alunos na capital paulista

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado de São Paulo vai adiar o fechamento total das bilheterias nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Até o dia 21 de outubro, ambas as bilheterias seguirão funcionando nos horários de pico (06h às 10h e 16h às 20h), como vem acontecendo desde o dia 08 de outubro.

A decisão foi tomada por meio da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo) após o anúncio da volta às aulas presencial obrigatória de todos os alunos da capital paulista, a partir da próxima segunda (18).

Em nota, a STM informou que os passageiros seguirão contando com o apoio do “Posso Ajudar”, time de pessoas treinado para esclarecer dúvidas, durante todo o horário de funcionamento da estação.

“Essa alteração no cronograma é importante para atingir o cidadão que até então estava em casa e pode ainda não ter contato com a informação da substituição das bilheterias. Reforço que a população continua com todo apoio necessário para que essa transição ocorra da melhor maneira possível”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy.

DEMAIS BILHETERIAS FECHAM NO FIM DO ANO

Mesmo com esse adiamento, a expectativa de fechamento das demais bilheterias segue sendo até o final de 2021.

Segundo a STM, o cronograma completo de substituição das bilheterias será divulgado nos próximos dias e o cidadão será avisado com sinalizações especiais nas estações, tanto nas bilheterias como em toda a estação. Nos canais digitais, o passageiro pode buscar mais informações em boradetop.com.br e nas redes sociais do TOP.

MUDANÇA

Também de acordo com a secretaria, a substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019.

Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento (ATM) e nos estabelecimentos comerciais parceiros, existe o incentivo para que o cidadão adquira o hábito de comprar sua passagem por meios digitais antes mesmo de chegar na estação.

“Um importante canal nesse processo de mudança é o WhatsApp. Além não precisar que nenhum outro aplicativo seja baixado, o WhatsApp conta com a facilidade de ter o pagamento por PIX e compra de até 5 bilhetes por dia, com todo processo de venda e recebimento do Bilhete QR Code direto pelo aplicativo de mensagens e usando o app do banco para efetuar o pagamento”, informou a STM, em nota.

O Bilhete Digital QR Code pode ser usado direto da tela do celular.

A compra do Bilhete Digital QR Code por WhatsApp é feita exclusivamente pela conta oficial do TOP. Para isso, é preciso adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. O bilhete é gerado na tela da própria conversa e pode ser salvo na galeria (Android) ou Arquivos (iOS) do celular e também é enviado para o e-mail do cliente.

ORIENTAÇÕES

Confira o passo a passo divulgado pela STM para a compra dos bilhetes:

Todo o processo da compra é dentro do próprio WhatsApp;
O passageiro sai da tela do WhatsApp apenas no momento de realizar o pagamento no site ou no app do banco;
Forma de pagamento via PIX;
O passageiro pode comprar até 5 bilhetes por dia;
O passageiro recebe as passagens no próprio WhatsApp e também por e-mail.

Onde e como comprar os bilhetes:

WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200 )

Compra de até 5 bilhetes por transação.

Forma de pagamento: PIX

Aplicativo TOP (Android e IOS)

Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)

Máquinas de Autoatendimento (ATM)

Forma de pagamento: Débito

Estabelecimento Comerciais Parceiros

Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)

Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.

Leia também:

ÁUDIO: Fim de bilheterias do Metrô e da CPTM vai privilegiar grande empresa e dificultar cidadão, diz Sindicato dos Metroviários

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta