Ônibus do BRT Sorocaba e Consor ganham laço da campanha Outubro Rosa

Veículos operam no transporte coletivo de Sorocaba, no interior paulista. Foto: Divulgação.

Objetivo é conscientizar mulheres sobre prevenção ao câncer de mama

JESSICA MARQUES

Em apoio à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, os 87 veículos do sistema BRT Sorocaba e 110 ônibus do Consor circularão com um laço rosa pela cidade de Sorocaba, no interior paulista,.

O adesivo tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e estimula que colaboradores estejam atualizados sobre o cuidado com a saúde da mulher.

Além da ação simbólica nos ônibus, a BRT Sorocaba e o Consor informaram que também realizam uma ação de conscientização para o público interno com palestra de esclarecimento do Instituto PROTEA.

A parceria e apoio ao PROTEA, entidade de auxílio a mulheres de baixa renda que necessitam de tratamento para o câncer de mama, possibilitará democratizar o conhecimento com informações desde o diagnóstico precoce ao acesso à tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nota, a supervisora de Recursos Humanos da empresa, Andréa Liupekevicius, informou que a companhia uniu esforços com a entidade visando a prevenção e o esclarecimento coletivo.

“Falaremos diretamente com as mulheres sobre esse assunto que muitas vezes é temido pela falta de informação correta. Com clareza, abertura e mostrando que existe uma rede de apoio poderemos auxiliar todas que precisarem. Embora a maioria do nosso quadro de colaboradores seja formado por homens, entendemos também que eles possuem mães, esposas, namoradas, filhas e netas que são o público alvo do movimento Outubro Rosa”, disse.

De acordo com o IINCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 66.280 mil novos casos de câncer de mama são estimados para cada triênio de 2020-2022. Entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais comum em todas as regiões do país, sendo o maior índice no Sudeste.

O Instituto PROTEA possui a colaboração de profissionais voluntários que possibilitam uma rede de apoio, espaço de escuta e diversas atividades destinadas às mulheres em tratamento. Dentre as benfeitorias ofertadas estão atendimento psicológico e fisioterapia, workshops de cuidados com o corpo e a beleza, alongamento, reiki, yoga, rodas de conversas e dinâmicas construtivas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta