Metrô de Moscou poderá ser pago por reconhecimento facial a partir de 15 de outubro

Serviço estará disponível para todos os passageiros em todas as estações de metrô da capital russa

Serviço ‘Face Pay’ é o único sistema no mundo que utiliza reconhecimento facial para pagamento de tarifas

ALEXANDRE PELEGI

O vice-prefeito de Transporte de Moscou, Maksim Liksutov, em entrevista ao jornal russo Vedomosti, apresentou em detalhes as novas tecnologias a serem usadas no transporte da capital russa.

Ele informou que a partir de 15 de outubro de 2021, o Metrô de Moscou lançará o serviço Face Pay para todos os passageiros em todas as estações de metrô.

O serviço Face Pay é o único sistema no mundo que utiliza reconhecimento facial para pagamento de tarifas.

Liksutov informou que 15.000 membros do grupo de foco e 65.000 funcionários do metrô participam dos testes do Face Pay.

Cada estação está equipada com pelo menos um portão com serviço Face Pay. Ele garantiu que o número desses portões aumentará se for necessário para garantir fluidez ao sistema.

Espero que 5 a 10% dos passageiros escolham esse método de pagamento nos próximos um ou dois anos. Nossa experiência diz que a demanda só vai crescer. Em 2016, quando os pagamentos com cartão bancário foram lançados no portão, havia menos de 1.000 usuários por dia em todo o metrô – agora são mais de 500.000 todos os dias”, disse o vice-prefeito de Transporte Maksim Liksutov em entrevista ao jornal russo Vedomosti.

Liksutov observou que o reconhecimento facial foi originalmente desenvolvido para aumentar a segurança do transporte e já provou sua eficiência.

Ele forneceu dados da polícia de Moscou, que informou que desde 1º de setembro de 2020, graças às câmeras com reconhecimento facial do Metro, mais de 2.500 criminosos federais procurados foram detidos nas delegacias. Agora, após um pequeno refinamento, o sistema será utilizado para o conforto dos passageiros.

Liksutov enfatizou, no entanto, que o uso do Face Pay é facultativo, ou seja, os passageiros não obrigados a usá-lo, assim outros métodos de pagamento permanecerão.

Além do Face Pay, Moscou lançará em breve o cartão Troika virtual. Trata-se de um cartão de transporte carregado para smartphone.

Outro projeto inovador a ser implementado é um sistema MaaS, aplicativo que irá selecionar as tarifas ótimas para viagens combinando diversos modais de transporte e permitir o pagamento de toda a viagem no aplicativo móvel.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta