Rio de Janeiro começa a aplicar sistema automático de multas nos ônibus municipais a partir desta segunda (04) em 50 linhas
Publicado em: 1 de outubro de 2021

Sistema monitora GPS dos coletivos
ADAMO BAZANI
A partir desta segunda-feira, 04 de outubro de 2021, a prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), começa a implantar de forma gradativa um novo sistema de aplicação automática de multas em ônibus. Haverá aumento de frota em 50 linhas (Veja a relação abaixo)
A ferramenta para este tipo de autuação foi desenvolvida pela SMTR e monitora os dados de GPS dos coletivos.
Segundo a pasta, painéis, conhecidos como dashboards, informam com precisão a localização dos ônibus e identificam se as empresas estão operando de acordo com a frota determinada para cada linha no dia a dia.
Vão ser duas semanas de operação assistida para os técnicos da SMTR verificarem como o sistema se comporta na prática. Como é uma fase de adaptação, não serão enviadas multas automáticas para os consórcios nesse período.
Após possíveis ajustes, é que vão ser aplicadas as multas, de acordo com a secretaria, por meio de nota.
“Com o sistema testado, começarão, em seguida, as etapas gradativas de implantação das multas automáticas, sendo cada uma com duas semanas de duração. Na primeira etapa, prevista para começar no dia 18/10, 50 linhas serão monitoradas e os consórcios serão autuados de forma automática por eventuais irregularidades na operação. Na segunda etapa, prevista para iniciar no dia 1º de novembro, o sistema passará a fiscalizar mais 47 linhas. As 97 linhas atendem, juntas, 40% da demanda de passageiros da cidade. Na terceira e última etapa, a partir de 15 de novembro, serão fiscalizadas automaticamente todas as linhas regulares do sistema de ônibus (SPPO)”
A prefeitura diz que o consórcio Intersul deverá rodar com 1.310 ônibus, o Internorte com 2.062, o Transcarioca com 1.520 e o Santa Cruz com 1.585, totalizando 6.477 veículos, 14,41% menor que a frota total que é de 7.568 coletivos em todo sistema.
Como mostrou o Diário do Transporte, em audiência pública da Comissão de Transportes e Trânsito, na Câmara Municipal, a secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Maina Celidônio, disse que das 493 linhas regulares, somente 21,7%, ou 107, operaram como deveria ser em relação a frota e cumprimento de partidas e itinerários. Já 35,2%, o que significa 174 linhas, estão inoperantes, mas a paralisação não foi autorizada pela prefeitura. Outras 212 linhas, que somam 43,10%, estão operando com frota e frequência abaixo do determinado.
Relembre:
Cronograma de alterações
– 04 a 17 de outubro de 2021: Reforço de frota em 50 linhas. Apenas haverá notificações às empresas em caso de descumprimento;
– 18 de outubro de 2021: Período de aplicação de multas em caso de descumprimento da frota das 50 linhas;
– 1º a 14 de novembro de 2021: Mais 47 linhas passam a ser monitoradas e terão de reforçar o atendimento;
– De 15 de novembro de 2021 em diante: Todas as linhas passam pelo novo monitoramento e haverá aplicação de multas em caso de descumprimento
Linhas da primeira etapa do plano:
50 primeiras linhas:
864 – Bangu – Campo Grande
371 – Praça Seca – Praça Tiradentes
565 – Tanque – Gávea
309 – Alvorada – Central
606 – Engenho de Dentro – Rodoviária
624 – Mariópolis – Praça da Bandeira
878 – Tanque – Barra da Tijuca
639 – Jardim América – Saens Peña
232 – Lins – Castelo
790 – Campo Grande – Cascadura
774 – Madureira – Jardim América
629 – Irajá – Saens Peña
838 – Jardim Maravilha – Campo Grande
483 – Penha – General Osório
298 – Acari – Castelo
315 – Central – Recreio dos Bandeirantes
343 – Jardim Oceânico – Candelária
557 – Rio das Pedras – Copacabana
363 – Vila Valqueire – Candelária
249 – Água Santa – Carioca
550 – Cidade de Deus – Gávea
328 – Bananal – Candelária
918 – Bangu – Irajá
721 – Vila Cruzeiro – Cascadura
312 – Olaria – Candelária
324 – Ribeira – Candelária
900 – Merck – Downtown
108 – Jardim de Alah – Rodoviária
497 – Penha – Cosme Velho
220 – Usina – Candelária
779 – Pavuna – Madureira
954 – Taquara – Recreio
399 – Pavuna – Passeio
463 – São Cristóvão – Copacabana
805 – Alvorada – Jardim Oceânico
292 – Engenho da Rainha – Castelo
712 – Cascadura – Irajá
390 – Curicica – Candelária
756 – Santa Cruz – Coelho Neto
905 – Bonsucesso – Irajá
548 – Alvorada – Metrô Botafogo
794 – Cascadura – Bangu
621 – Penha – Saens Peña
394 – Vila Kennedy – Tiradentes
793 – Pavuna – Sulacap
770 – Campo Grande – Coelho Neto
812 – Carobinha – Bangu
840 – São Fernando – Campo Grande
412 – Saens Peña – Gávea
897 – Paciência – Pingo d’Água
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Bom dia, sou Motorista de ônibus ; minha opinião em relação a Bilhetagem eletrônica sou favorável ; já o controle dos saldos da Bilhetagem ficar a cargo da Prefeitura não concordo porque tenho quase certeza que os Gestores da Prefeitura não vão repassar as verbas totalmente adequada para que as empresas de ônibus possam pagar todas as despesas da frota de seus funcionários etc…