São Bernardo do Campo (SP) terá nova ligação viária no centro até o início de 2022

Corredor de ônibus será instalado na nova via e contemplará também a Avenida Prestes Maia, permitindo assim ligação direta até a Rua Tiradentes, no Jardim Irajá. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC.

Obra contempla conexão do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia e duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, informou que a cidade terá uma nova ligação viária na região central até o início de 2022.

Para a data, está prevista a entrega de uma via que está sendo construída entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima.

O viário será responsável por fazer a conexão direta do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia. A obra contempla ainda a duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade, um dos principais corredores viários da cidade.

Segundo a Prefeitura, este novo viário contará com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo duas delas destinadas para a circulação geral de veículos e uma que será ocupada por corredor exclusivo de ônibus que será implantado na região. Além disso, haverá ainda canteiro central com paradas de ônibus e área destinada ao passeio público.

O corredor de ônibus que será instalado na nova via contemplará ainda a Avenida Prestes Maia, permitindo assim ligação direta até a Rua Tiradentes, no Jardim Irajá. “Com isso, passageiros que vêm do Corredor Anchieta-Imigrantes farão conexão direta com o outro lado da cidade, próximo ao Viaduto José Gomes da Silva (Praça dos Bombeiros)”, detalhou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

VISTORIA

O prefeito Orlando Morando, acompanhado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, esteve na tarde desta terça-feira, 28 de setembro de 2021, no canteiro de obras.

Segundo o chefe do Executivo, o novo viário acabará com o estrangulamento viário existente hoje nesta região. “O motorista que sai do Tereza Delta e deseja acessar a Prestes Maia precisa atualmente fazer desvios significativos na Jurubatuba para fazer esta ligação. Da mesma forma que o motorista que vem no sentido contrário precisa acessar a Rua Santa Filomena e a Alameda Glória para concluir seu trajeto. O novo viário acabará com isso e permitirá uma ligação direta, dando mais fluidez e eliminando o trânsito desta região”, explicou.

INVESTIMENTO

Ao todo serão investidos R$ 12 milhões na construção da nova via na duplicação da Avenida Newton Monteiro de Andrade, em trecho que vai da saída do Complexo Tereza Delta até a Avenida Prestes Maia, totalizando 1,5 quilômetro de extensão. A Prefeitura detalhou que previsão é a de que a obra seja concluída até o início de 2022, sem especificar um mês.

De acordo com a Prefeitura, 120 pessoas estão trabalhando direta e indiretamente no projeto.

“A construção do viário é uma sequência da melhoria da Mobilidade Urbana desta região. A Prefeitura de São Bernardo entregou, em agosto do ano passado, o novo Complexo Tereza Delta, localizado no km 21 da Via Anchieta. Considerado o projeto de maior investimento na área, com aporte financeiro de R$ 168 milhões, o sistema viário conta com cinco novos acessos à população, permitindo, assim, mais fluidez e rapidez no deslocamento de aproximadamente 46 mil motoristas que trafegam pela região diariamente, além de passageiros do transporte público, por meio do Corredor Anchieta-Imigrantes”, informou a administração municipal, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wilson Fernandes disse:

    Sou funcionário público aposentado e já fiz parte das secretarias de obra (SO),e secretaria de serviços urbanos (SU),essa obra vai ser fundamental para desafogar o centro de São Bernardo do Campo e espero e torço muito que o prefeito consiga concluir ainda esse ano(2021)para isso acontecer sera preciso acelerar pois estamos a menos de 2 meses para a chegada das chuvas, É eu como já trabalhei no ramo,sei a dificuldade que é trabalhar nessa época,parabéns Orlando morando que tudo de certo, tendo em vista que será uma melhoria para o motorista, usuário de ônibus, pedestre enfim a população toda parabéns.

    1. Roman disse:

      Pois é sr:Wilson o prefeito esta fazendo muitas obras e fazendo investimentos milionários, ótimo, como e senhor bem mencionou faltam 2 meses para a chegada das chuvas, o que o senhor acha que vai acontecer vamos novamente ser castigados pelas enchentes ja que o prefeito sr:Orlando morando não gasta um centavo para providenciar a limpeza do Ribeirão dos couros pega o se carro e venha pela Lauro Gomes do Carrefour até o rudge ramos para ver a nojeira deste rio, fora as construções irregulares no outro lado do rio pertencentes a Santo andre cuja administração também não está nem aí para o problema , no meu ponto de vista a municipalidade deverá resolver primeiro os problemas que já se alastram a muito tempo antes de investir em novas obras , finalizo perguntando e o piscinao jabuticabal ,e o corredor de onibus na Lauro Gomes já não deveriam estar em andamento conforme anunciado, embora este corredor de onibus e outro projeto ultrapassado para o futuro o deslocamento mai rápido nas cidades e por vias aéreas ou subterraneas ,o que falta é uma visão mais longa para o futuro, quem pensa pequeno só consegue resultado pequeno.

  2. Mazinho disse:

    Tem tanto radar na cidade que nós cidadãos é que vamos pagar a obra…prefeito filha da puta

  3. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

    Moradias populares zero.

  4. Rinaldo disse:

    E a marginal taioca que tem mais de 40 anos que foi anunciada,quando vai sair???????,no Baeta divisa com ato.andre,o governo federal já mandou p dinheiro.

  5. Benedito rencka disse:

    O que adianta o Detran de SBC é o mais estúpido do mundo, vão encher se semáforo e radares , depois vão colocar obstáculos e reduzir a largura da pista… Vide rotatória da Kennedy, com 3 semáforos dentro e cinco para sair da rotatória kkk DETRAN Só tem IDIOTA

  6. Priscilla disse:

    Gostaria de saber se tem alguma previsão de metrô em sbc ….poxa muita gente trabalha em São Paulo só aqui tudo é difícil meio de transporte…por favor rever opção METRÔ EM SÃO BERNARDO DO CAMPO.

    1. diariodotransporte disse:

      O metrô será pela linha 20-Rosa, que sairá de Santo André e irá para a região da Lapa, na capital paulista. Não há previsão.
      A linha 18-Bronze nunca seria metrô, muita gente se enganou com isso, seria apenas um monotrilho que tem bem menor capacidade

  7. MARIO CELSO ROCCO disse:

    Para dar essa vazão de trânsito nesse corredor Anchieta-Imigrantes precisa ser concluído o trecho da Estrada Samuel Aizemberg que vai do Jardim Nazareth até o antigo centro administrativo da Basf, que hoje é um perfeito solo lunar pela quantidade de buracos que existem!
    Aliás, vai uma sugestão, uma reportagem sobre o trecho citado que está totalmente abandonado!

  8. José Aparecido Neves disse:

    Obra totalmente inútil. Do lado,no Jardim Nazareth,a bagunça no trânsito continua. Cada um faz o que quer e ninguém toma providências. Samuel Aizemberg,tem mais crateras que a lua. Caminhões estão fazendo cada uma, principalmente as carretas da Só Gelo. A qualquer momento, teremos acidentes graves.

  9. shirin disse:

    para que?

  10. Ari Pereira disse:

    Acho muito difícil entregar essa obra no começo de 2020 pois esta Empresa não trabalha fim de semana e feriado prolongado.a rua Jurubatuba está terrível, cheia de imperfeições no asfalto e demarcação de solo, principalmente no trecho próximo a garagem SUS.

Deixe uma resposta