Eletromobilidade

Ancona, na Itália, recebe seu primeiro ônibus 100% elétrico BYD

Um dos ônibus elétricos será usado principalmente para rotas turísticas, no movimentado porto marítimo que serve o Mar Adriático

ALEXANDRE PELEGI

Ancona, capital da região de Marche, na Itália, acaba de receber dois ônibus 100% elétricos fabricados pela gigante chinesa BYD.

Conerobus, principal operadora de transporte público da cidade, recebeu aquele que é o primeiro pedido de ônibus elétricos BYD da Ancona, além de serem os primeiros a operar na Região de Marche

A apresentação dos ônibus aconteceu na histórica Piazza Cavour, perto do Palazzo del Polpolo, com a presença de governantes locais do Município de Ancona.

Altos executivos da Conerobus e da BYD Europa estavam presentes na ocasião.

Para a prefeita de Ancona, Valeria Mancinelli, as políticas de sustentabilidade na agenda municipal são muito elevadas. “Ao longo dos anos, desenvolvemos um sistema que nos proporcionou um transporte público cada vez mais verde. Temos uma série de projetos que nos permitirão fortalecer ainda mais a sustentabilidade da mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que apoiamos a modernização e a intermodalidade funcional“, disse Mancinelli

Um dos ônibus elétricos da BYD será usado principalmente para rotas turísticas, no movimentado porto marítimo que serve o Mar Adriático. O outro veículo entrará em operação no centro da cidade de Ancona.

O presidente e CEO da Conerobus, Muzio Papaveri, afimou que os novos ônibus elétricos “representam a fase final de um projeto maior com foco na transição energética“.

ESPECIFICAÇÕES

Os ônibus da BYD (Midibus) entregues para Ancona têm capacidade para 58 passageiros, com iluminação ambiente e assentos bem projetados para possibilitar viagens confortáveis e prazerosas.

A segurança é uma característica fundamental do design. Como no caso da bateria, em que o sistema de gerenciamento térmico não só maximiza a vida útil para uma longa autonomia, como também fornece níveis ótimos de segurança.

O design compacto e a manobrabilidade fazem do Midibus da BYD a escolha perfeita para navegar em ambientes do centro da cidade.

O Diretor Executivo da BYD Europe, Isbrand Ho, manifestou sua satisfação de entregar os primeiros ônibus elétricos para Ancona. “Saber que os veículos BYD foram selecionados como os primeiros ônibus totalmente elétricos para o Município de Ancona torna isso ainda mais especial. Nossos ônibus têm uma presença cada vez maior em cidades da Europa e esta última entrega à Ancona é resultado de nossa parceria estreita e há muito tempo estabelecida com operadores e autoridades locais de transporte público“, afirmou Isbrand Ho.

Atualmente ultrapassa a marca de 100 ônibus elétricos BYD já encomendados ou em operação em toda a Itália, o que abrange rotas intensivas nas cidades de Turim, Novara, Alessandria, Milão, Pádua e Messina, e outras cidades menores.

Só na Itália, eles viajaram mais de 7 milhões de quilômetros, reduzindo cerca de 7.000 toneladas de emissões de CO2 comparado aos veículos movidos a diesel equivalentes.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta