Piracicaba deve começar processo de licitação do sistema de ônibus na próxima semana, diz prefeito
Publicado em: 18 de setembro de 2021

Sistema é operado pela TUPi (Transacreana) em caráter emergencial
ADAMO BAZANI
Por meio de redes sociais, o prefeito de Piracicaba, no interior paulista, Luciano Almeida, prometeu que na próxima semana começa o processo de licitação dos sistemas de ônibus.
A concorrência deve ser concluída somente em maio de 2022, se não houver nenhum contratempo no procedimento.
A informação foi veiculada numa transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 17 de setembro de 2021.
Segundo Luciano Almeida, a primeira etapa será a consulta pública para o envio de sugestões sobre o sistema de linhas municipais.
Estas sugestões e estudos técnicos devem balizar o edital definitivo.
O poder público municipal analisa ainda as contribuições enviadas por meio de um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) aberto para alterações no sistema de linhas.
“A estimativa é que se começar na semana que vem esse chamamento, a licitação talvez, se tudo correr bem, encerre-se em maio de 2022. Vejam a complexidade que é uma licitação de transporte público” – disse na transmissão ao vivo.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 12 de maio de 2020, foi assinado o contrato emergencial do transporte público de Piracicaba.
Após realizar cotação com 12 empresas do setor de transporte, cinco delas enviaram propostas, sendo que a TUPi (Trans Acreana) venceu a licitação emergencial ao apresentar o melhor preço.
Desde então, este contrato emergencial passou por renovações.
A TUPi entrou no lugar da antiga operadora Via Ágil que diz que assinou rescisão contratual amigável com a prefeitura.
A empresa alegou que sua situação financeira ficou insustentável após a pandemia da Covid 19, o que provocou a redução de 80% no número de passageiros transportados.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Comentários