Eletromobilidade

Prefeito de Salvador diz que ônibus elétricos podem reduzir custos de operação

Prefeito também destacou tecnologia de gestão e receitas acessórias

De acordo com Bruno Reis, depois da própria área da Saúde, transporte público é o maior desafio na pandemia

ADAMO BAZANI

Em um workshop sobre o BRT de Salvador e transportes menos poluentes, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse nesta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, que acredita que a adoção de ônibus elétricos em parte da frota das linhas municipais da capital baiana pode, ao menos em médio prazo, reduzir os custos operacionais do sistema.

Segundo Reis, a eletromobilidade juntamente com tecnologia de gestão e a busca por receitas acessórias (além das tarifas), pode tornar a rede de linhas mais sustentável não apenas do ponto de vista ambiental, como econômico.

Como mostrou o Diário do Transporte, a cidade que está implantando um sistema de corredores de ônibus rápidos e de alta capacidade (BRT – Bus Rapid Transit), testa dois ônibus elétricos para verificar a viabilidade operacional deste tipo de veículo.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/13/salvador-inicia-testes-com-onibus-eletricos-para-brt-a-partir-desta-terca-14/

Reis também disse no evento que, após a área da Saúde, o maior desafio para as gestões públicas durante a pandemia de covid-19 é o transporte público.

“Um dos maiores desafios da gestão municipal é o transporte público. Hoje participei de um workshop sobre o uso de ônibus elétricos. Nosso desejo é avançar na eletromobilidade, dando mais conforto e segurança para todas pessoas que utilizam o transporte de nossa cidade.” – disse.

Realizado no Senai Cimatec, em Piatã, o workshop vai até esta sexta-feira, 17 de setembro de 2021, e tem a participação de entidades como o WRI Brasil e do C40 – cidades inteligentes.

BRT de Salvador:

A prefeitura de Salvador informou que as obras do BRT foram divididas em três etapas.

Trecho 1:

Vai desde as imediações do Shopping da Bahia até a ladeira da Cruz da Redenção, já foi concluído e entregue em dezembro do ano anterior.

Trecho 2:

Funcionará entre a Cidade Jardim e a Estação da Lapa, deverá ter as obras iniciadas em breve. Já o terceiro e último trecho, atualmente em obras, vai desde o Parque da Cidade até o Posto Namorados, no Itaigara.

A expectativa da Prefeitura é que o trecho entre o Shopping da Bahia e o Posto Namorados comece a operar no primeiro trimestre de 2022.

Trecho 3:

Todo o percurso do BRT terá aproximadamente 11 km. A previsão é que as obras do trecho 3 sejam concluídas até o final deste ano. Já a expectativa para a conclusão de todo o projeto do BRT, até a Lapa, é que seja finalizado em dezembro de 2022.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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