Consórcio Santa Cruz e Novacap entram em recuperação judicial no Rio de Janeiro
Publicado em: 15 de setembro de 2021
Consórcio já teve cinco empresas fechadas
ADAMO BAZANI
O Rio Ônibus informou na noite desta terça-feira, 14 de setembro de 2021, que mais um consócio carioca entrou em Recuperação Judicial, agravando a situação de crise no setor. Trata-se do Consórcio Santa Cruz, responsável pelo carregamento de 19% de todo o volume de passageiros de ônibus da cidade, o Santa Cruz é o mais afetado pela invasão do transporte clandestino por vans. Este é o segundo dos quatro consórcios a solicitar o recurso legal para não ser obrigado a encerrar suas atividades, o que deixaria os passageiros da Zona Oeste sem linhas de ônibus.
O pedido foi deferido na tarde desta terça-feira (14) pela 1ª Vara Empresarial do TJRJ.
NOVACAP
A Novacap foi outra empresa que teve pedido aceito pela 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
A empresa conecta bairros do subúrbio na Zona Norte. No pedido, a viação alega que enfrenta bloqueios judiciais e descontos na receita com o vale transporte. O endividamento está em R$ 11 milhões.
Entre os argumentos, a empresa alega que a operação é deficitária por conta do congelamento das tarifas e pela falta de subsídios para compensar as gratuidades oferecidas no transporte coletivo.
EMPRESAS FECHADAS
Segundo o Sindicato, o consórcio Santa Cruz já contabiliza cinco empresas fechadas em decorrência da crise financeira (Andorinha, Top Rio, Algarve, Rio Rotas e Bangu) e, das seis companhias que se mantém em operação, a metade já está em regime de Recuperação Judicial (Campo Grande, Pégaso e Palmares). Desde março de 2020, as empresas de ônibus cariocas acumulam déficit financeiro de R$1,9 bilhão. Já foram fechadas 16 empresas, além da demissão de 21 mil profissionais rodoviários.
Assim como o Intersul, que entrou em Recuperação Judicial no último dia 03 de setembro de 2021, o pedido do Santa Cruz tem como base, três aspectos amplamente sinalizados pelo setor ao poder público: cenário de crise econômica severamente agravada pela pandemia, com redução de 50% no número de passageiros pagantes; quase três anos de tarifas congeladas; além da queda das Centralizações Trabalhistas, o que resulta na iminente execução de processos que totalizam mais de R$100 milhões.
Em nota, o Rio Ônibus faz um relato dos transportes na Zona Oeste:
– A Zona Oeste vive diariamente as consequências da desestruturação da mobilidade urbana, potencializada com a pandemia. Como se sabe, o avanço do transporte irregular tem gerado concorrência predatória, com reflexos devastadores às empresas, bem como aos passageiros. Temos confiança no planejamento que vem sendo adotado pela Prefeitura, porém, nos preocupa a velocidade deste trabalho, tendo em vista o crescente estrangulamento financeiro do setor. A Recuperação Judicial tem sido o último recurso das empresas para não fecharem definitivamente suas portas, permitindo a reestruturação jurídica do setor, de forma coordenada e com a possibilidade de participação do Poder Concedente – explica Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus.
A situação das empresas de ônibus no momento é:
FECHADAS SEM CONSEGUIR TENTAR RECUPERAÇÃO JUDICIAL:
RIO DE JANEIRO (CAPITAL):
Acari;
Estrela;
EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL;
RIO DE JANEIRO (CAPITAL)
Penha-Rio;
Campo Grande;
Real;
Expresso Pégaso;
VG;
Palmares;
Pavunense;
Paranapuan;
Transportes Vila Isabel;
Consórcio Intersul: Autoviação Alpha S.A., Autoviação Tijuca S.A., Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda., Gire Transportes Ltda., Real Auto-ônibus Ltda., Translitorânea Turística Ltda., Transportes Estrela Azul S.A., Transportes São Silvestre S.A., Transporte Vila Isabel S.A., Transurb S.A. e Viação Sáenz Pena S.A.
Consórcio Santa Cruz: Jabour, Recreio, Barra, Campo Grande, Pégaso e Palmares – Fechadas: Andorinha, Top Rio, Algarve, Rio Rotas e Bangu
Nova Cap.
NOVA IGUAÇU:
Tinguá
BARRA MANSA:
Cidade do Aço
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Esse estado já morreu,assim como 99% desse universo criminoso e sem legitimidade nenhumissima mesmo.Aceita que tudo acabou destruído pela pandemia e outras cositas mas(crimes.mentiras,demofobia,hipocrisia,descrença,desconfiança,desesperança e pessimismo terminal-também conhecido como morte cerebral desse universo ilegal e criminoso).Apocalipse ético e moral já consumadíssimo há muitíssimo tempo.
E a Uber que está acabando com as empresas de ônibus
Considerando o histórico dos empresários do setor eu duvido muito que realmente estão quebrados. Tem corrupção ativa e passiva, sonegação, trabalho análogo ao escravo. Tudo isso com ônibus que raramente andam vazio.
Eu quero entender como uma linha de ônibus consegue falir, depois de anos… Circulando no país. Ganhando dinheiro o ano inteiro, com o custo da passagem caríssima… São linhas de ônibus que andam cheios todos os dias.
E em um momento de crise, vem pedir recuperação judicial… É um absurdo isso.
No Brasil é a casa da mãe Joana, em quanto isso a população sofre… Padece. O Trabalhador é quem precisa do transporte público, e não os donos de empresas que estão com os seus carrões. Eless vivem suas vidas e roubam na mão grande, e como sempre quem se lasca, somos nós a população Brasileira.
Mas no Brasil, nada funciona não tem políticos que resolvam os problemas… Muito pelo contrário. Agem da mesma forma, pensam em suas barrigas.
Lamentável o que acontece nesse país, daí para pior.
Temos um presidente, que nos afunda mais ainda.
Essas empresas que se dizem consórcio são a mais pura demonstração se cartel, máfia comandados por Jacob Barat e família. Quando Cabral era o Governador elas funcionavam de vento em popa Com prefeitos e empresários de todo o estados e municípios. Hoje não conseguem mais por isso vão a falência para não pagar sua dívidas. O dono da Santa Maria. Um dia disse que fechava a empresa e transformava a garagem num condomínio. Vai lá ver o que esse bandido fez. O tal de Paulo valente.