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Mercedes-Benz do Brasil: 65 anos de desenvolvimento da mobilidade e liderança no segmento de ônibus

·       Do pioneiro chassi de ônibus LP 312 de 1956 às linhas OF e O 500, uma trajetória de evolução permanente na geração de soluções para o transporte de passageiros

·       Empresa é líder histórica nas vendas de ônibus no mercado interno, com destaque também nas exportações

·       Marca oferece o maior portfólio do País, de micro-ônibus a superarticulados para transporte coletivo, de ônibus rodoviários 4×2 a modelos 6×2 e 8×2 para carroçarias High Decker e Double Decker

O primeiro chassi de ônibus totalmente fabricado no País, o LP 312 de 1956, saiu da linha de montagem da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. De lá para cá, a marca passou a oferecer as mais diferentes alternativas de transporte pelas ruas, avenidas e estradas do País e, hoje, conta com a linha mais completa, de micro-ônibus aos superarticuados e rodoviários mais modernos, visando o conforto e seguraça aos clientes e passageiros.

Quase 65 anos depois, a mesma planta produz, hoje, um amplo portfólio de veículos modernos e avançados, como o chassi de ônibus da linha O 500, o que mantém a Empresa na vanguarda permanente do desenvolvimento tecnológico e na criação de soluções de mobilidade para o transporte urbano e rodoviário de passageiros.

A sua marcante posição de pioneira, levou a marca à líderança nas vendas de ônibus no mercado interno, com destaque também nas exportações para países da América Latina e de outros continentes. Atualmente, é a maior fabricante do setor no Brasil, sendo o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz.

A marca oferece aos clientes a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro, formada por modelos LO e OF com motor frontal, OH e família O 500 com motor traseiro. São micros, ônibus convencionais, padron, super padron, articulados e superarticulados, que se traduzem em soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

Para o segmento rodoviário, o portfólio inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. Além disso, fornece chassis de ônibus para atender licitações públicas, como o programa Caminho da Escola do FNDE.

Mais de 500.000 ônibus vendidos

“Nesses 65 anos, já são mais de 500.000 ônibus da marca vendidos no mercado interno e nas exportações. Somente o chassi OF 1721 superou o volume de 100.000 unidades emplacadas. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos”, conta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Atualmente, 6 em cada 10 ônibus em circulação pelas cidades e estradas do Brasil levam a estrela de três pontas e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade, conquistando assim a expressiva preferência das empresas do segmento e a satisfação dos passageiros”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

“Os ônibus Mercedes-Benz contam a história de muitos pioneiros do setor, de empreendedores e de empresas do transporte urbano e rodoviário de passageiros”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É um orgulho e uma enorme satisfação estar sempre ao lado desses empresários visionários e de suas companhias, oferecendo produtos e serviços eficientes e rentáveis para seus negócios. Do mesmo modo, nos alegra muito disponibilizar aos passageiros e aos motoristas ônibus confortáveis, seguros e sustentáveis, contribuindo para a mobilidade urbana e rodoviária, a melhoria da qualidade do ar e a proteção ambiental. Essa é uma missão à qual nos dedicamos todos os dias, juntamente com nossos colaboradores, concessionários e parceiros”.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro” e numa forte atuação nas redes sociais, a Mercedes-Benz busca mobilizar os diversos players do segmento de ônibus – empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros – para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental, para hoje e para o futuro.

Referência em segurança ativa em ônibus rodoviários

Com o avanço das novas tecnologias, a marca foi tornando-se, cada vez mais, uma referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários. Recentemente, por exemplo, introduziu no Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para alguns modelos rodoviários O 500.

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.

“O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, motoristas e outros veículos da via”, destaca Roberto Leoncini. “Graças à atuação dos sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente em até 200 metros, mesmo numa situação de neblina. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego. É o pioneirismo da Mercedes-Benz em todos os sentidos”.

O pacote de tecnologia de segurança e de conforto dos ônibus rodoviários O 500 inclui ainda: AEBS – Advanced Emergency Braking System (sistema de frenagem de emergência), LDWS – Lane Departure Warning System (sistema de aviso de faixa), TPMS – Tyre Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), assistente de partida em rampa, Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), suspensão com sistema anti-tombamento, ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, freios a disco e Power Mode, recurso que oferece mais segurança em ultrapassagens.

Foco nas soluções alternativas e sustentáveis

Também com foco na oferta de soluções para os usuários de ônibus, a Mercedes-Benz conta com uma equipe especializada em sistemas de transporte coletivo urbano de massa, como BRT, corredores e faixas exclusivas. A Empresa dispõe assim de amplo conhecimento para propor e discutir soluções para as demandas da mobilidade por ônibus, trabalhando em conjunto com diferentes esferas da sociedade.

Como empresa do Grupo Daimler, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de todo o know-how para atuar com a eletromobilidade no País e na América Latina e está preparada para fornecer uma solução adequada à realidade de cada país. Isso ocorrerá no momento oportuno, considerando a viabilidade tecnológica, econômica e comercial, a parceria com encarroçadores e o suporte em termos de infraestrutura para todos os clientes. 

Fatos marcantes em produção e na vanguarda tecnológica de ônibus

Ano

Modelo

Destaque

1956 LP 312 1º chassi de ônibus totalmente fabricado no Brasil
1958 O 321 H 1º ônibus monobloco brasileiro
1961 Exportação 550 unidades do O 321 H para Argentina
1966 O 326 Novo ônibus para transporte rodoviário
1969 O 352 Novo ônibus com motor traseiro
1971 OH e OF 1313 Novos chassis OH (motor traseiro) e OF (dianteiro)
1971 O 362 Nova linha de ônibus urbanos e intermunicipais
1972 O 355 Novo ônibus
1972 O 362 Nova plataforma para ônibus
1978 O 364 Novos ônibus urbano e rodoviário
1979 Produção Inauguração da fábrica de ônibus em Campinas
1984 O 370 Novo ônibus rodoviário
1986 O 370 R Novo ônibus rodoviário
1988 Produção 200.000 ônibus produzidos no Brasil
1992 O 371 Novos modelos RSL (rodoviário) e UL (urbano)
1992 OF 1618 Novo chassi com motor frontal
1993 OH 1635 Novo chassi com motor traseiro
1994 O 400 Nova linha de ônibus urbanos e rodoviários
1994 OF 1620 Novo modelo com motor frontal
1998 OF 1417 1º chassi de ônibus do Brasil com motor eletrônico
1998 OF 1721 Novo modelo de chassi urbano e rodoviário
2001 Produção Linha de ônibus volta para a fábrica de SBCampo
2001 O 500 Nova linha de chassis de ônibus com motor eletrônico
2002 Produção 400.000 ônibus produzidos no Brasil
2002 Exportação 100.000 ônibus exportados pela MBBras
2002 LO 812 Novo chassi para micro-ônibus
2004 OF 1722 Novo modelo de chassi urbano e rodoviário
2004 O 500 Novos modelos RS e RSD 6×2
2006 O 500 Novos modelos urbanos: M e articulados MA e UA
2010 O 500 Novo modelo rodoviário RSDD 8×2
2010 Venda 400.000 ônibus vendidos no Brasil
2012 LO 916 Novo chassi para micro-ônibus
2016 O 500 Novos superarticulados MDA e UDA
2020 Venda 500.000 ônibus vendidos no Brasil
2020 OF 1621 Chassi específico para operações de fretamento
2021 OF 1721 100.000 unidades vendidas no Brasil
2021 O 500 R Novo modelo urbano Super Padron

Monobloco O 321 H

O 500 R Super Padron

O 500 RSD

O500 RSDD

OF 1621

OF 1721

 

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Comentários

Comentários

  1. Vale a pena guardar sua história. Um orgulho brasileiro,,,parabéns à todos(colaboradores da Empresa) que participaram da grandeza do país, e que nos levou à todos lugares do Brasil, seja trabalhando ou de lazer, levando e trazendo alimentos, construções…..Obrigado MB

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