Eletromobilidade

Quantron, fabricante da Alemanha, promete produzir ônibus elétrico de 12 metros até o final do ano

Serão duas versões para o mercado europeu: uma a bateria, e outra a hidrogênio, com célula a combustível

ALEXANDRE PELEGI

A Quantron, empresa alemã de Augsburg, na Baviera, promete lançar no mercado europeu um ônibus elétrico de 12 metros de piso baixo – Quantron 12 – em duas versões.

A primeira delas, prometida até o final de 2021, será de um modelo movido a bateria.

A outra versão, de célula a combustível, está prevista para entrar no mercado europeu a partir da primavera de 2022.

A Quantron, distribuidora europeia da linha de ônibus elétricos Karsan  e da  gigante chinesa de baterias CATL, colocará o modelo no mercado em cooperação com seu investidor e parceiro estratégico Ev Dynamics, a quem caberá a produção dos veículo.

A Ev Dynamics, parceira da empresa alemã, tem sede em Hong Kong e capital aberto em bolsa de valores. Ela atua como provedora de soluções integrando, entre outras, tecnologias de transmissão para veículos elétricos.

A empresa firmou um acordo de troca de ações com a Quantron AG, com sede na Alemanha, no final de julho de 2021, em que a Ev Dynamics se tornou investidora e parceira estratégica da Quantron .

A versão elétrica do Quantron 12 terá uma potência máxima de 250 kW, torque de 3.400 Nm e uma capacidade máxima da bateria de 422 kWh. O veículo com emissão zero terá capacidade para transportar até 95 passageiros.

CAMINHÕES ELÉTRICOS

Com uma nota divulgada à imprensa internacional no dia 07 de setembro de 2021, a Quantron divulgou uma parceria com a Ballard, líder global em tecnologias de células de combustível.

Com a atuação conjunta, a Quantron promete acelerar a implantação e a adoção de tecnologias de células de combustível no mercado.

A experiência combinada e complementar das empresas Ballard e Quantron “permite um acesso mais amplo do cliente a caminhões elétricos com célula de combustível com emissão zero, sem comprometer o alcance, a carga útil, a utilização do veículo ou o custo total de propriedade”, diz o comunicado.

Ainda segundo o informe das empresas, a colaboração inicial entre elas se concentrará na integração da família FCmove ™ de Ballard de módulos de energia de célula de combustível de serviço pesado no sistema de transmissão e veículos elétricos da Quantron.

As plataformas de caminhões elétricos de célula de combustível atualmente em desenvolvimento incluem um caminhão de entrega de 7,5 toneladas, um caminhão pesado de 44 toneladas e um caminhão de coleta de lixo municipal”, diz o comunicado.

A implantação inicial de caminhões elétricos com células de combustível está programada para o segundo semestre de 2022.

Na Europa, vários subsídios e incentivos governamentais estarão disponíveis para operadores de frotas de veículos. A Alemanha recentemente se comprometeu a cobrir até 80% dos custos de conversão de motores de combustão interna para drives alternativos por meio do programa de suporte à mobilidade eletrônica.

O diretor de atendimento ao cliente da Ballard Power Systems, Robert Campbell, afirmou no ato de celebração da parceira que sua empresa está ansiosa para colaborar com a Quantron na aceleração da adoção da tecnologia de célula de combustível para aplicações em caminhões.

A combinação da experiência de ambas as empresas fornecerá caminhões a hidrogênio de alto desempenho para responder à crescente demanda por veículos com emissão zero de operadores de frotas e desbloquear novas oportunidades de negócios para caminhões de serviço médio e pesado com célula de combustível na Alemanha”, afirmou Campbell.

Para a parceria, a Ballard está trazendo sua 8ª geração de experiência em módulo de energia de célula de combustível para serviços pesados, construída com base em 85 milhões de km de serviço rodoviário de mais de 3.500 ônibus e caminhões movidos pela tecnologia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta