ANTT aprova pedido da Autopista Fluminense para relicitar trecho da BR-101

Relicitação é uma alternativa mais rápida e amigável ao processo de caducidade

ADAMO BAZANI

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta quinta-feira, 09 de setembro de 2021, o pedido de relicitação apresentado pela concessionária Autopista Fluminense, da Arteris, na BR-101 que vai da divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Estado do Espírito Santo até a Ponte Presidente Costa e Silva.

Segundo a agência, a relicitação de contrato acontece em situações nas quais se observa a incapacidade de cumprimento das obrigações contratuais assumidas originalmente.

Para a ANTT, é uma alternativa ao processo de caducidade, muitas vezes moroso e com longa disputa judicial, com impactos negativos diretos sobre os usuários dos serviços.

No entanto, a agência ressaltou que essa aprovação ainda não garante a celebração do termo aditivo para a relicitação, mas “somente uma medida preliminar e de verificação objetiva de elementos processuais necessários às etapas subsequentes: a aprovação pelo Ministério de Infraestrutura; a qualificação pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI); e o Decreto da Presidência da República”.

A ANTT informou ainda que vai assegurar a continuidade da prestação de serviços, dentro do previsto em contrato, até o prazo a ser, eventualmente, estabelecido.

Segundo a Arteris, até o fim do processo, os serviços continuarão sendo prestados normalmente, sem nenhum prejuízo ao usuário.


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes                                                                                                                                                                

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading