Eletromobilidade

Solaris recebe pedidos de seis ônibus elétricos da Espanha

Modelo Solaris Urbino 8.9 LE

Fabricante polonesa entregará dois veículos a Martorell, na província de Barcelona, e quatro ao País Basco

ALEXANDRE PELEGI

A fabricante de ônibus polonesa Solaris entregará seis ônibus elétricos até o final de 2022 à Espanha.

São dois pedidos. O primeiro deles, feito pelo Município de Martorell (Ayuntamiento de Martorell), refere-se a dois Urbino 8.9 LE elétricos. Martorell, perto de Barcelona, é sede de uma fábrica da Seat, onde futuramente serão produzidos carros elétricos.

O segundo foi feito pela operadora EuskoTren, que opera no País Basco, que solicitou quatro ônibus elétricos. Desses dois são Urbino 8.9 LE elétricos, que irão operar em linha para o bairro Usansolo, cidade de Galdakao.

Os Urbino 8.9 LE de nove metros possuem baterias com capacidade total de 90 kWh. Eles foram projetados para carregamento frequente e rápido, tanto por pantógrafo quanto convencionalmente por cabo.

O Ayuntamiento de Martorell encomendou ainda à Solaris dois carregadores móveis com capacidade de 40 kW cada. A potência do motor central dos ônibus é de 160 kW.

No caso da transportadora EuskoTren, a opção foi por uma bateria maior, até 260 kWh, com motor central de 160 kW.

Além dos dois ônibus mais curtos, de nove metros, a EuskoTren encomendou dois Urbino de 12 metros elétricos. Estes serão usados ​​nas linhas operadas pela BizkaiBus.

Com capacidade de bateria instalada de 440 kWh, a propulsão é fornecida por um eixo E com dois motores integrados. Os modelos EuskoTren são carregados apenas por cabo, mas com corrente contínua de até 150 kW. A EuskoTren encomendou os carregadores correspondentes da Solaris.

Todos os seis ônibus elétricos que a Solaris entregará à Espanha nas duas encomendas são totalmente climatizados e equipados com um sistema de informação aos passageiros com monitores embarcados no interior. Há ainda um sistema de vídeomonitoramento interno e externo.

A EuskoTren encomendou também sistemas de assistência ao motorista, como espelhos retrovisores externos da câmera chamados “MirrorEye”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading