Eletromobilidade

Novas empresas integram e-Consórcio da VWCO para consultoria especializada em mobilidade elétrica

Agora, grupo prevê da montagem à infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria de caminhões elétricos. Foto: Divulgação.

ABB e GDSolar se juntam à CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens e Eletra

JESSICA MARQUES

Duas novas empresas passaram a integrar o e-Consórcio da VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus), grupo que oferece consultoria especializada em mobilidade elétrica.

Segundo a VWCO, as empresas ABB e a GDSolar que chegaram para oferecer soluções de carregamento e energia limpa. As companhias juntam-se à CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Siemens, Semcon e Eletra.

Lançado em 2019, o e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos. O objetivo é facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

O e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção criado pela VWCO.

Entre as atividades de cada parceiro do e-Consórcio estão:

• CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição, manutenção e destinação final das baterias.

• Siemens e ABB, para fornecimento de infraestrutura e carregadores.

• GDSolar para fornecimento de energia limpa.

• Bosch, WEG e Meritor para fornecimento de componentes.

• Semcon para prestação de serviços de engenharia.

• Eletra como parceria estratégica.

Confira abaixo os detalhes da atuação de cada parceiro, divulgados pela VWCO:

CATL e Moura: fornecimento, gerenciamento, distribuição, manutenção e destinação final das baterias

Juntas, a CATL e a Baterias Moura fornecem os sistemas de baterias de íons lítio e seus componentes, no entanto a responsabilidade vai muito além. A Moura e a Volkswagen Caminhões e Ônibus estão trabalhando em conjunto na destinação final adequada e reciclagem das baterias, seguindo as melhores práticas de mercado com foco na sustentabilidade ambiental.

Todo o processo começará com a coleta da bateria nas concessionárias e, após uma avaliação técnica, ela passará por um processo de preparação para assim seguir para a destinação adequada e reciclagem.

A CATL, a maior fabricante e líder no desenvolvimento de baterias de íons lítio no mundo, envia os componentes para a unidade da Baterias Moura em Belo Jardim (PE), onde a empresa investiu em uma nova área de pré-montagem especifica para o sistema de baterias de íons lítio. Além disso, a Baterias Moura tem um espaço para a consolidação do pacote na fábrica da VWCO em Resende.

Siemens e ABB: infraestrutura e carregadores

No e-Consórcio, a Siemens e a ABB ficarão responsáveis por fornecer a infraestrutura de recarga no cliente. As empresas contam com um portfólio completo de soluções e de serviços de carregamento que vão desde diferentes estações com elevada capacidade energética a soluções inteligentes e diversificadas para o abastecimento de vários veículos em um mesmo local.

Os carregadores de alta potência têm a capacidade de alimentar os caminhões com 24 a 150 kW de acordo com a sua configuração. Podem ainda recarregar múltiplos veículos simultaneamente. Para a melhor escolha, elas vão atuar junto com a VWCO na orientação do cliente.

GDSolar: fornecimento de energia limpa

Com 61 usinas de geração de energia fotovoltaica instaladas em 14 estados do país, a GDSolar é a nova parceira da Volkswagen Caminhões e Ônibus no e-Consórcio para apoiar os clientes com fornecimento de energia solar de uma fonte 100% renovável.

A empresa chega para completar a viabilização da cadeia de recarga veicular, provendo uma solução completa de energia sustentável, a geração de energia solar, rede elétrica, instalações nos clientes e concessionários e o carregador veicular.

WEG, Bosch e Meritor: componentes

A WEG é uma multinacional brasileira e no e-Consórcio é a responsável pelo fornecimento do conjunto motor e inversor de tração. Para o e-Delivery, a empresa junto com a Engenharia da VWCO desenvolveram uma solução customizada para aplicação, trabalho este que passou desde a definição do dimensional do conjunto, atendimento às normas, curvas de torque e potência, além do desenvolvimento de um novo software para controle do inversor de frequência atendendo aos mais exigentes requisitos automotivos.

O componente fornecido pela a Bosch é a unidade de controle do veículo com uma nova tecnologia com elevado poder de processamento, sendo o cérebro do veículo e ficando responsável pelas funções da mobilidade na arquitetura eletroeletrônica. Além disso, a empresa fornece soluções de software embarcado para a eletrificação veicular.

Com um time multifuncional envolvendo engenheiros de diversos países como Brasil, Alemanha, Índia, Áustria e Vietnã, a empresa também nacionalizou a produção da unidade de controle do veículo, ajudando o projeto não só com conteúdo local, mas também com um serviço ágil e completo para o cliente.

Além de já ser uma parceira do Consórcio Modular, a Meritor dá mais uma contribuição: o fornecimento de uma nova classe de eixos ECO – Electric Compatible desenvolvida para a aplicação. Ao longo do processo, a empresa dedicou um time de engenheiros para apoiar os testes e validações garantindo seu padrão de qualidade e confiabilidade.

Semcon: prestação de serviços de engenharia

A Semcon tem o papel de prestadora de serviços de engenharia no e-Consórcio atuando nas áreas de montagem de protótipos, ferramentaria, além de apoio na engenharia do produto e testes. Ao todo a Semcon dedicou cerca de 50 profissionais envolvidos nas atividades e com experiência e formação diversificada, como mecânicos, ferramenteiros, analistas, engenheiros de produto e testes, garantindo o atendimento do cronograma do projeto.

Eletra: parceria estratégica

A Eletra, empresa brasileira que é referência nacional e internacional em transporte público sustentável, é uma parceira estratégica no e-Consórcio e junto com a VW Caminhões e Ônibus busca novas soluções para eletromobilidade. A parceria prevê a cooperação para o desenvolvimento de veículos eletrificados.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta