Inclusão da Linha 10-Turquesa da CPTM no Trem Intercidades ainda será definida

Estação São Caetano, uma das que compõem a Linha 10. Foto: Diário do Transporte.

Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que estudos de viabilidade devem ser realizados

WILLIAN MOREIRA

A inclusão da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no Trem Intercidades ainda vai ser definida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Após a audiência pública sobre o projeto do TIC (Trem Intercidades) Eixo Norte, realizada em Campinas (SP) nesta segunda-feira, 16 de agosto de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy concedeu uma entrevista coletiva respondendo questionamentos dos jornalistas sobre o assunto.

Na ocasião, Baldy disse que a inclusão da Linha 10-Turquesa no projeto do TIC ainda não está acertada, ou seja, ainda não há uma definição, de acordo com o portal Via Trólebus.

Isto porque ainda será feito estudos de viabilidade deste projeto para determinar se é possível o incluir na sua operação junto com os outros serviços já atrelados que inclui a Linha 7-Rubi e o Trem InterMetropolitano.

Caso isto não ocorra, o atual Serviço 710, que é uma operação unificada dos trens entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, deixará de existir. Então o funcionamento da Linha 10 voltaria ao que era antes da mudança, circulando entre o Brás no centro de São Paulo, até a cidade de Rio Grande da Serra.

“Nós faremos ainda estes estudos para a possibilidade de ser incluída a Linha 10 ou não. Se for inclusa, com certeza fará parte do projeto em uma operação que vai de Jundiaí até Rio Grande da Serra. Se não for, será desmembrada, com o serviço retornando a sua operação como era anteriormente”, disse o secretário de Transportes.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Leoni disse:

    Considero insensato se retirar as Linha 7-Rubi de sua chegada na Luz, da mesma forma a Linha 10-Turquesa, que possuem o mesmo número de passageiros, desta forma deveria ser mantida a reunificação das Linha 7-Rubi, e Linha 10-Turquesa (esta injustificável mutilação crescente foi após a criação da CPTM), a começar pelos sábados, domingos e feriados, com a remoção do Expresso ABC aos sábados, pois estas linhas sempre foram uma só como eram no passado com terminais em Francisco Morato / Pirituba, e Mauá / Rio Grande da Serra, a prioridade da reconstrução das Estações Lapa e Água Branca da futura Linha 6-Laranja do Metrô, Estação Bom Retiro, Nova Luz e Pari e a remoção dos cargueiros, esta reversão será perfeitamente viável também nos dias úteis, os gestores tem que entender que o investimento deve ser voltado para a construção e reforma das estações e não na troca de trens,embora a implantação de um sistema de sinalização seja um avanço, o CBTC (Communications Based Train Control), permite a redução no intervalo da linha com o consequente acréscimo de mais trens na operação, porém é insuficiente, da mesma forma como a simples substituição dos trens como vem ocorrendo, e sempre dando prioridade para as linhas de maior demanda.

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