Eletromobilidade

Solaris contrata entrega de 29 ônibus elétricos para cidade da Dinamarca

Articulado Solaris Urbino 18 metros, 100% elétrico

Seis maiores municípios do país decidiram comprar apenas ônibus com emissão zero a partir de 2021; Aarhus, segunda maior cidade, é a mais recente a implementar ônibus elétricos em maior escala

ALEXANDRE PELEGI

Aarhus, segunda maior cidade da Dinamarca, é a primeira do país a colocar ônibus elétricos Solaris em serviço no país.

A operadora de transporte Carrier AarBus encomendou seis ônibus elétricos Urbino de 12 metros e 23 articulados elétricos Urbino de 18 metros. De acordo com o contrato, os ônibus com emissão zero da Solaris serão entregues em meados de 2022.

A cidade está cumprindo um compromisso adotado em junho de 2020 com as demais cinco cidades dinamarquesas: comprar apenas ônibus com emissão zero a partir de 2021.

Todos os novos ônibus para o transporte público adquiridos em 2021 em Copenhagen, Aarhus, Odense, Aalborg, Vejle e Frederiksberg deverão ser movidos a eletricidade.

Os ônibus elétricos Urbino serão equipados com baterias Solaris de alta energia. As baterias, com capacidade total de 440 kWh, serão instaladas nos veículos articulados. Já nos ônibus de 12 metros a energia será armazenada em baterias com uma capacidade total de mais de 260 kWh.

Os dois modelos Urbino serão recarregados por meio de uma tomada de carga convencional no depósito e também de um pantógrafo invertido. Enquanto os ônibus de 12 metros são movidos por um motor central, os articulados são equipados com o eixo elétrico portal AxTrax AVE da ZF. Com seus dois motores de cubo de roda de 125 quilowatts ele se harmoniza com bateria e fonte de alimentação de linha aérea, bem como com células de combustível e soluções híbridas.

O ônibus elétrico Urbino 12 terá 35 lugares assentos, enquanto o Urbino 18 elétrico terá 55 lugares à disposição dos passageiros.

Em maio de 2021 entraram em operação em Aarhus 29 novos articulados elétricos Volvo 7900. Com 18,6 metros de comprimento, eles têm piso rebaixado e podem transportar até 120 passageiros. O sistema de carregamento é o mesmo do Solaris: os ônibus são carregados por cabo CCS à noite em uma das instalações da operadora, e durante o dia a carga é complementada por cargas adicionais durante as paradas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika disse:

    Marca com modelos bem charmosos.

Deixe uma resposta