Eletromobilidade

BYD entrega primeiros 76 ônibus 100% elétricos para Helsinque, capital da Finlândia

Frota de ônibus 100% elétricos BYD entregue a Nobina em Helsinque, Finlândia

Em junho a operadora Nobina já recebera 43 veículos da fabricante na cidade de Turku, completando a encomenda de 119 unidades para o país nórdico

ALEXANDRE PELEGI

A capital finlandesa, Helsinque, acaba de receber 76 ônibus 100% elétricos BYD para a maior operadora de transporte público da região nórdica, a Nobina.

A entrega foi realizada nesta terça-feira, 11 de agosto de 2021, na sede da Nobina Finlândia.

A cerimônia, que contou com participação de representantes da Nobina e da Autoridade de Transporte Regional de Helsinque (HSL), teve também um passeio pela área local a bordo da nova frota de ônibus.

Pela Nobina participou seu Diretor de Tráfego, Mårten Winqvist, e pela HSL esteve presente o Diretor do Departamento de Transporte Público, Tero Anttila.

Esta entrega é parte de um pedido de 119 unidades, das quais 43 já chegaram para a cidade de Turku, no sudoeste do país, como mostrou o Diário do Transporte. Relembre:

Finlândia recebe 43 ônibus elétricos BYD de 15 metros, novo modelo da fabricante

A nova frota da Nobina na capital finlandesa terá agora, dentre as unidades entregues, o novo ônibus 100% elétrico urbano de 15 metros da fabricante chinesa, cuja estreia em toda a Europa ocorreu em Turku.

No total das 119 unidades, além das de 15 metros, a Nobina recebeu uma ampla gama de modelos, o que inclui 23 unidades do ônibus de 12 metros, o mais vendido da BYD; oito unidades de 13 metros, recentemente atualizada; e 44 ônibus articulados de alta capacidade com 18 metros.

Gama de modelos de ônibus BYD entregues à Nobina em Helsinque. Da esquerda para a direita: 12 metros, 13 metros, 15 metros e 18 metros

ESPECIFICAÇÕES DA FROTA

O ônibus 100% elétrico articulado de 18 metros possui um interior espaçoso, capaz de transportar 112 passageiros. Ele permite carregar até 300 kW por meio de um pantógrafo montado no teto, o que garante um processo de recarga conveniente e eficiente.

Semelhantes às unidades entregues em Turku, o ônibus 100% elétrico de 15 metros de Helsinque oferece uma capacidade de 47 + 3 assentos e uma capacidade total de 90 passageiros. Com baterias de fosfato de ferro-lítio de última geração da BYD, o veículo pode fornecer uma autonomia de 400 km com uma única recarga sob condições ideais.

Já os novos ônibus 100% elétricos de 12 metros apresentam um layout de assentos diferenciados, com capacidade de transportar 72 passageiros. AS 23 unidades deste modelo foram produzidas na fábrica europeia da BYD na Hungria.

Cada ônibus é equipado com uma cabine de motorista totalmente cercada e a tecnologia do Sistema de Gerenciamento Térmico da Bateria da BYD para maximizar a vida útil da bateria e otimizar a autonomia de condução nas condições frias frequentemente experimentadas na Finlândia.

Da mesma forma, para garantir que a temperatura ambiente a bordo do ônibus seja sempre confortável, o pré-aquecimento do clima é instalado para uso nas primeiras partidas da manhã.

EUROPA

Com o pedido de 119 ônibus 100% elétricos BYD para a Nobina a BYD reforça sua posição como principal fornecedor de ônibus elétricos da região nórdica.

Já são quase 600 veículos entregues e encomendados com operadoras de transporte público em mais de 20 cidades por toda a Escandinávia.

Somados, todos os veículos BYD na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia percorreram mais de 25 milhões de quilômetros, resultando em uma redução de 27.000 toneladas nas emissões de CO2.

O Diretor Executivo da Nobina Finlândia, Petri Auno, afirmou no evento de hoje que a partir de meados de agosto a Nobina será a maior operadora de ônibus elétricos da Finlândia, com mais de 110 ônibus totalmente elétricos BYD operando nas regiões de Turku e Helsinque.

À esquerda, Diretor do Departamento de Transporte Público da HSL, Petri Auno; à direita, Mårten Winqvist, Diretor de Tráfego da Nobina

Petri disse estar feliz e orgulhoso pela conquista. “Tivemos um prazo extremamente curto para entregar os ônibus e construir a infraestrutura para o início das operações. Com 100% de comprometimento de todas as partes, conseguimos atingir essa meta tão desafiadora”.

O Diretor da Nobina adiantou também que este é apenas o começo. “No próximo ano, nossa ambição é dobrar o número de ônibus elétricos operados pela Nobina na Finlândia”, garantiu o executivo.

Para o Diretor Executivo da BYD Europa, Isbrand Ho, a Nobina tem sido historicamente rápida em abraçar a tecnologia de ônibus elétricos. “Nossa cooperação bem-sucedida com a operadora está nos permitindo alcançar novas cidades e países. A entrega bem-sucedida desse pedido importante foi alcançada por meio de um processo de produção extremamente eficiente com uma abordagem integrada em toda a cadeia de suprimentos da BYD. Temos orgulho das parcerias que mantemos com empresas locais, para garantir o fornecimento eficiente e ágil de produtos aos nossos clientes”, afirmou o diretor da BYD.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta