Diário no Sul

Ponta Grossa (PR) instala placas com QR Code com informações sobre o transporte coletivo

Foto: prefeitura de Ponta Porã (PR)

Tecnologia permite a passageiros acesso a horários de linhas e informações sobre o itinerário dos ônibus pelo celular

ALEXANDRE PELEGI

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), órgão da Prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, começou há algumas semanas a instalar placas informativas com o uso da tecnologia QR Code em diversos locais da cidade.

Chamados de pontos inteligentes pela AMTT, essas placas permitem ao usuário com smartphone o acesso a informações sobre transporte coletivo.

Com a leitura do código presente na placa por meio do celular, o usuário é direcionado para uma página com dados do sistema de ônibus municipais, como as linhas que passam por aquele ponto específico e os horários.

O presidente da AMTT, Romualdo Camargo, informou que os primeiros locais que receberam os ‘pontos inteligentes’ foram os terminais do transporte municipal. A iniciativa agora está sendo implantada em mais de 300 locais nos bairros do Município.

Como informou a diretora do departamento de transporte (Detra), Rosana Cruz, a tecnologia vinha sendo estudada pela AMTT desde 2019, e agora está sendo implantada de forma definitiva.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Sistemas de QRCode são bacanas. Mas me soa muito preguiçoso.

    As placas que a SPTrans adotou em SP (depois de um projeto feito por cidadãos voluntários) me soa o melhor até hoje, e que deveria ser padrão no Brasil inteiro. Nem todos tem celular ou tem prática com ele. Ou a bateria acabou.

    Uma placa com os nomes das linhas que passam sempre será melhor no ponto. Sempre.

Deixe uma resposta