Itajaí (SC) lança edital de licitação do transporte coletivo

Novo sistema de ônibus deve ser implantado no início de 2022

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Itajaí (SC) publicou nesta quinta-feira, 05 de agosto de 2021, edital da licitação para implantar um novo sistema de ônibus.

A data de entrega das propostas foi marcada para o dia 13 de setembro, às 13h30, na Prefeitura de Itajaí.

INVESTIMENTO, PRAZO E FROTA:

O prazo da concessão é de 20 (vinte) anos, sem possibilidade de prorrogação.

O valor estimado do contrato de concessão é de R$ 62,2 milhões (R$ 62.222.200,15), que deve ser dividido da seguinte forma:

  1. a) Investimento em frota na ordem de R$ 55.800.614,13 (cinquenta e cinco milhões, oitocentos mil, seiscentos e quatorze reais e treze centavos);
  2. b) Investimento em bilhetagem eletrônica e monitoramento de frota na ordem de R$ 3.432.911,02 (três milhões, quatrocentos e trinta e dois mil, novecentos e onze reais e dois centavos);
  3. c) Investimento em instalações na ordem de R$ 2.740.000,00 (dois milhões, setecentos e quarenta mil reais);
  4. d) Investimento em veículos de apoio, maquinários, equipamentos, ferramentaria e mobiliário em geral na ordem de R$ 248.675,00 (duzentos e quarenta e oito mil e seiscentos e setenta e cinco reais);

A frota inicial exigida é de, no mínimo 44 (quarenta e quatro) ônibus, sendo destes 40 (quarenta) operantes e 04 (quatro) reservas para a prestação dos serviços, conforme detalhado no Anexos I (Informações Operacionais). A idade média máxima poderá ser de até 05 (cinco) anos e a idade individual máxima (vida útil) não superior a 08 (oito) anos para midi e micro-ônibus, 10 (dez) anos para leve e pesado e 12 (doze) anos para veículos articulados, mantidas durante todo o período da concessão.

O novo sistema de transportes deve entrar em vigor no início de 2022.

ÁREA DE COBERTURA E 24 ESTAÇÕES:

O edital propõe uma cobertura de 95% da área urbana de Itajaí.

Também é prevista a implantação de 24 novas estações de embarque com acessibilidade, wi-fi, totem informativo e integrado com bicicletas compartilhadas.

TARIFAS DIFERENCIADAS E SUBSÍDIOS:

A concessão prevê subsídios ao sistema com a implantação de diferentes tarifas:

 – R$ 4,30 no cartão com direito a uma integração no período de uma hora.

 – R$ 4,50 no dinheiro.

O edital ainda estipula a criação de uma tarifa diária para um número ilimitado de integrações e embarques durante o período de um dia.

Também haverá tarifas semanais e mensais com desconto sobre o valor diário.

– Tarifa Diária Ilimitada: R$ 6

– Tarifa Semanal: R$ 36 (com o custo de R$ 5,14 por dia)

– Tarifa Mensal: R$ 156 (custo de R$ 5,13 ao dia)

TIPOS DE LINHAS:

Segundo a prefeitura, os estudos para a elaboração do edital apontaram para a necessidade de sete tipologias de linhas: troncal; alimentador; circular; perimetral; industrial; rural; lazer e turismo.

– Linhas troncais: realizam os eixos principais da cidade com linhas a cada 15 ou 30 minutos.

– Alimentadoras: direcionarão para as linhas troncais com ônibus a cada 30 minutos.

– Circulares: realizarão trajetos locais, moduladas nos dois sentidos com linhas a cada meia hora.

– Perimetrais: terão linhas a cada uma hora e darão conta das áreas mais afastadas da cidade.

– Industriais: atenderão as zonas com grande número de indústrias na cidade.

– Rurais: focarão na zona rural de Itajaí.

– Lazer e turismo: atenderão as regiões das praias e turísticas no município.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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