Passageiro relata transtornos em viagem de ônibus da Gontijo entre SP e MG

Durante as viagens de ida e volta, passageiros tiveram que mudar de veículo por quebra e para 'juntar com um ônibus mais vazio'. Foto: Arquivo Pessoal / Anderson Moura.

Entre os problemas mencionados estão atrasos, desconforto, quebras de veículos e paradas longas

JESSICA MARQUES

O que era para ser uma viagem de ônibus tranquila tornou-se um pesadelo para o passageiro Anderson da Silva Moura. Diversos problemas entraram no caminho tanto na ida quanto na volta entre São Paulo e Minas Gerais.

Anderson viajou em 08 de julho de 2021, saindo às 15h do Terminal Rodoviário Tietê (SP). Embarcou em um ônibus da Gontijo com destino a São Francisco (MG).

“O conforto estava horrível. Se a pessoa quer inclinar para deitar, fica com pouco espaço. Os bancos estão horríveis, dá para sentir a moldura da madeira, não a espuma”, relatou o passageiro.

As paradas estavam demorando bastante. Indo para Minas Gerais, a tampa do filtro do ar do ônibus caiu e os filtros não estavam limpos direito. Quebrou a válvula de descarga do banheiro, demorou 15 minutos e depois passamos para outro ônibus”, contou também.

Entretanto, segundo Anderson, os problemas da viagem só estavam começando. A volta pareceu a ele mais conturbada do que a ida.

“Na volta, mudaram o horário de algumas passagens, que estavam errados. Saíam de São Francisco às 10h e o horário antigo é 10h20. Para alguns passageiros, eles não tinham atualizado o horário e tiveram que esperar”, lembrou.

Além disso, outros atrasos foram se acumulando. “Em Montes Claros, descemos do ônibus para juntar com outro que estava vindo de Januária e estava mais vazio. A parada de 40 minutos virou 1h30. Chegou em Curvelo, a mesma coisa. Tinha outro ônibus vindo para São Paulo e a parada demorou 1h30 de novo por problemas com passagens dos passageiros”, contou Anderson.

Neste momento, o passageiro relatou que se sentiu inseguro pelo fato de, em meio à pandemia de covid-19, a empresa ter a iniciativa de “juntar” os passageiros de ônibus que estavam mais vazios, resultando em maior lotação.

Em seguida, Anderson pensou que nada mais poderia dar errado e que a chegada atrasaria poucas horas. Entretanto, mais imprevistos ocorreram.

Chegou em Três Corações o ônibus quebrou 3h da manhã e o outro só chegaria 5h. A gente chegou 11h em São Paulo. Estava previsto para chegar 6h”, lamentou.

OUTRO LADO

Em nota, a Gontijo informou ao Diário do Transporte que atende todas as normas que contemplam o conforto das viagens. Além disso, detalhou que os veículos são revisados e as peças desgastadas ou sujas são trocadas antes da saída da garagem.

Confira a nota, na íntegra:

A Empresa Gontijo de Transportes Ltda esclarece que cumpre integralmente as normas sobre tamanho, largura, inclinação das poltronas e outros itens de conforto, contidas na Resolução 4.130 da ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres, de 3 de julho de 2013. Atende também todas as determinações legais de tempo de parada dos ônibus, para garantir o descanso dos motoristas e, consequentemente, maior segurança para os passageiros em suas viagens. A empresa informa ainda que seus ônibus são revisados, e os filtros de ar e peças que sujam ou se desgastam durante as viagens são trocados, antes de sair das garagens. E explica que quando alguma peça se quebra ou apresenta defeito durante a viagem – o que pode ocorrer por uso ou por má condição das estradas – substitui o veículo, realocando os passageiros em outros, para os devidos consertos, como ocorreu nos casos da válvula de descarga do banheiro, em uma das viagens citadas pelo cliente, e com o sistema de compressor de ar (APS) na outra. A empresa pede desculpas pelo desconforto gerado pelas trocas, mas lembra que são necessárias para o conforto e segurança de todos

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Mario disse:

    Precisa ter concorrência e este noticiário é apenas um dos vários desconfortos temos nós usuário em diversas viagens que já fiz e vi comentários de clientes

  2. DeSouza disse:

    Esse é o resultado de empresas que, assim como pegam um chassi velho e colocam uma carroceria nova para dizer que o ônibus é novo, também suas práticas são maquiadas com SAC, publicidade criativa, facilidades de venda, etc, mas que tratam usuários como sempre o fizeram: como gado. Vai juntando nos currais e depois toca ele pra fazenda, pra engordar a conta bancária. Só a concorrência estimula o mercado e dá vez a quem quer fazer melhor. Que venham Buser e Flixbus para desmascarar esse trogloditas do transporte rodoviário.

  3. Nunca viajei por esta empresa, e sempre a via como relaxada, la anos 80, mesmo por visualização. Eis ai o relato de quem viveu a viagem, não adianta empresa vir com oficio de que limpa os carros, que faz manutenção, etc….O problema é o que se relata, o viajante, os atrasos sem uma resposta certa e convincente. Muita empresas são assim…Um exemplo claro? A ABC comprou 22 onibus com ar condicionados, seus carros por fora vc não vê nada de pó na lataria, sempre limpos,,,,mas se vc notar hj os filtros estão pretos,,é só passar o dedo no teto na frisa onde se encontra a peça,PRETA, PRETA…ou seja era pra ser sempre limpa na garagem. mas não é feita. Sou assim se vou viajar faço questão de ver detalhes do onibus, pneus, cara do motorista, horarios,,,temos de estar sempre alertas,,PARABÉNS AO RELATOR,,,quem sabe assim , quem for viajar saiba escolher a empresa, que isso sirva de alerta,

  4. Danilo Dos Santos Pereira disse:

    De são Paulo a minas novas os ônibus só são a maioria velhos quebram na estrada e fora qua a estrada também só tem buraco é um buraco maior que o outro passagem cara emposto cara e estrada esburacada desde 2020

  5. Ailma disse:

    Os ônibus da gontigio nao tem condições fe estar transportando e pondo em perigo a vida de passageiros, eu fiquei 4 horas esperando um onibus q estava marcado pra sair ao meio dia e foi sair quase as 15 horas, sem consideração nenhuma com todos nós
    Mas como sempre vai dar em nada, 😡😡😡

  6. Adenilson Ferreira disse:

    A Empresa nunca vai dizer que estava errada , ela sempre acha que os passageiros falam de mais. Mas a Gontijo tem algumas carroças que rodam por aí ainda

  7. Roberto Carlos disse:

    Sempre viagei nesses ônibus da Gontijo e sempre deu problema ,quando não é a válvula do banheiro estoura pneus.
    Mas como não tem concorrência eles falam que faz mais não faz nada e nem tem fiscalização,nem na rodoviária nem nas estradas.

  8. Ronald Gomes disse:

    A Gontijo é uma empresa tradicional parada no tempo , isso é falta de concorrência e fiscalização adequada da ANTT, com certeza ela melhoraria o atendimento . Recentemente a Viação Garcia e Nordeste anunciaram linhas na área de abrangência da Gontijo, a ANTT bloqueou por enquanto , aí eu digo no mínimo estranho isso e prova como esses órgãos não estão nem aí para o usuário e sim a decisões no mínimo suspeitas para não dizer outra coisa .

  9. Cristiano disse:

    Isso acontece não é só uma vez ou de vez enquando não, isso acontece é sempre e em todas linhas que vão para o interior.
    Infelizmente o jornal não acompanha essa empresa Gontijo direto.
    As linhas de SP para Guanhães, Minas Nova e Rio Vermelho, Agua Boa, tem que ver o estado dos ônibus, as poltronas sujas, onde sai o ar quebrado com improvisação de sacolas ou durex tampando, o banheiro nem se fala, todos sujos, portas quebradas, que não fecham, e quando chove então, os ônibus com goteiras, um absurdo os ônibus que são colocados para essas linhas, pior de tudo que se quer tem consciência, e dependemos dessa empresa ou dos ônibus.
    Falo isso pq preciso viajar praticamente todo mês e de 2 anos pra cá, so viajei em ônibus velhos, sujos, com defeitos em tudo, da poltrona á até o ar, na volta pra SP que é pior, os ônibus de Minas Nova e Rio Vermelho, chega em Guanhães num estado lamentável, banheiros com mal cheiros, poltronas sujas, quebradas, porta dos banheiros que são sujas, e por incrível que pareça, são praticamente os mesmos ônibus toda semana.
    Temos que viajar com sorte, orando por ônibus não dar defeito, quebrar porque se não temos que esperar umas 5 ou 6 horas para ir um ônibus de BH até Guanhães para substituir o que quebrou, sem contar que se chover, lascou, se chover no embarque antes de Guanhães ou em Guanhães-MG, temos que ir na goteira até o ponto de apoio em BH, 5 ou 6 horas se molhando, absurdo, ja aconteceu comigo 4 vezes, e TODAS MINHAS VIAGENS TENHO TRANSTORNO, com esses ônibus velhos, desconforto todas, e a Antt não fiscaliza, A gontijo não ta nem ai, os problemas são os mesmo todo mês, uma falta de respeito.
    Um absurdo.
    Todas viagens tiro fotos e faço vídeos, e a partir de agora vou jogar eles nas mídias, mandar pra todas mídias mostrando como é o desrespeito da Gontigo com os passageiros.

  10. Edilson disse:

    Vim de Capelinha mg par são Paulo, trocaram de ônibus em Belo Horizonte! Ônibus velho! BH Sp.

  11. Os relatos sobre essa empresa são todos verídicos sentir na pele isso aí recentemente fiz uma viagem de Teresina a Feira de Santana tanto na ida quanto na volta tivemos transtornos. Atrasos e passageiro drogado no ônibus e os que se diziam responsáveis sem saber como agir ficamos um tempão em Petrolina tentando resolver isso, me surpreendeu quando liguei na empresa e o atendente disse que não tinha chegado nenhuma reclamação sobre o caso por parte dos ” responsáveis ” estamos a merecer dessas empresas.

  12. Luciana Oliveira disse:

    Atraso gente todas as empresas tem, já viajei muito de ônibus de São Paulo para Salvador ou de Salvador para São Paulo,as paradas com certeza eles é que sabem o motorista claro porque realmente eles dirigem durante o dia,durante a noite e as madrugadas,agora quanto as poltronas isso sim é um problema pois tem gente que quer vir deitada no colo da pessoa, realmente muito ruim,pois aconteceu comigo,estava de um jeito que pedi que por favor a pessoa desse uma levantada na poltrona pois não aguentava mais de dor nas pernas,vocês das empresas de ônibus deveriam ficar mais atentos a isso pois acontece em todas as empresas de ônibus,agora quanto ao banheiro, quanto a limpeza do ônibus nas paradas entrava sempre pessoas para fazer a limpeza,mais não é porque tem uma pessoa pra limpar que a pessoa tem que ser mal educada e porca,os próprios passageiros é quem fazem a porcaria,jogam lixo no chão,o banheiro fica podre ali está pra todos usarem se todos nós fizermos a nossa parte tá ótimo também pois somos nós que estamos usando,educação e higiene agente trás de casa!!! Parabéns a todas as empresas mais por favor,revisem as poltronas,elas precisam de mais espaços isso é verdade!!!

  13. Aliceia santos disse:

    Fiz uma viagem de são Paulo nessa empresa para penedo Alagoas em janeiro de 2021,para nunca mais, viagem longa ônibus desconfortável,param muito.e quando entram no nordeste tem parada que e horrível, banheiros fididos, não tem muita opção de escolha.ja fiz bastante também viagem de são Paulo a Teófilo_otoni, e nunca Muda os ônibus.

  14. Zelia disse:

    Fiz uma viagem recentemente também pela empresa Gontijo para o estado do Ceará, foi horrível muito atraso troca de ônibus, ônibus detonado também,desconforto total, acho um descaso ,uma viagem longa com ônibus super antigo, nem tomadas para celular,e comprei como ônibus executivo,de executivo não tinha nada.fiquei indignada.

  15. WALDA DOS SANTOS OLIVEIRA disse:

    Empresa horrível,fiz uma viagem de Arapiraca a volta redonda paguei um absurdo pela passagem, um carro sem qualidade 3 valores diferentes no mesmo carro ainda disse que era executivo não recomendo nem pra ir a esquina.

  16. Simone Pereira disse:

    Empresa sempre foi um lixo,toda vez sempre mesma lata velha..
    Agora com covid nunca mediu a temperatura de ninguém, reclamei qdo viajei eles deixou uns monte de passageiros sem máscara..
    Liguei na central deles e nada,contar mentiras..
    Pior ainda não aceita concorrência, pode entrar outras linhas melhor.
    #Fora esse lixo que não tem respeito pelo osclientes

  17. Marcio disse:

    Essa Gontijo é um lixo mesmo, não adianta argumentar não, porque quase todos os ônibus da empresa apresenta algum problema, com de sp dia 23/07 e o ar que fica abaixo da poltrona não estava funcionando do lado inteiro que eu estava, atardis são constantes e ônibus caindo aos pedaços !!!!

  18. Welbert Anderson disse:

    Já passei por diversos transtornos também, a empresa não se atualiza, não pensa nos clientes e no seu conforto. Por não ter concorrência tive que ir a são Paulo por ela. Infelizmente

  19. Francisca Clelma Santiago Evangelista disse:

    Realmente a empresa Continjo está muito ruim ônibus lotado atrasados um entre e saí de passageiros cadê a segurança minha irmã viajou com minha mãe no dia 27/07/21 de novas russas pro Rio de janeiro com previsão de chegada no dia 29/07 até às 10.00 vieram chegar às 15.00 e quando ela foi também atrasou muito total de respeito com os passageiros.

  20. Eduardo disse:

    O br é uma piada mesmo. Só aqui uma empresa que erra da desculpa ( e esfarrapada) ao invés de se desculpar. Se a revisão que falaram realmente existisse, esses episódios não seriam tão comuns .

  21. Valéria Fonseca disse:

    Também viaje de SP para Almenara MG dia 18/07… Tive problemas, no meu assento estaca totalmente arrancado o carregador de celular, a sorte que viajei com pessoas da família então deu p carregar, na parada de Belo Horizonte, não conseguimos jantar direito, pois o novo motorista acelerou a partida para ele chegar rápido na para de Teófilo Otoni-Mg, fora que correu muito. Graças a Deus o último motorista foi mais tranquilo…
    Fomos para Porto seguro Bahia, dia 24/07 um carro horrível, não tinha conforto nenhum…
    Quando voltamos para Almenara MG, até estava bom, mas quando chegou em Salto da divisa tivemos que mudar p um ônibus horrível novamente!!!

    Para o retorno de SP também, pegamos o mesmo ônibus que voltamos de Porto seguro, sem carregador de celular a poltrona no senhor que estava na minha frente subia e descia cheguei com meu joelho doendo!!!

    Fora da promessas de wi-fi no ônibus, foi isso que comprei na passagem… Muito decepcionada com a Gontijo….

    Já havia viajado algumas vezes mas nunca tive problemas por se viagem curta, agora p viagem longa não recomendo!!!

  22. Claudineia D Anunciacao disse:

    Sempre viajo nessa empresa de São Paulo a Janauba Minas Gerais essa empresa e horrível, poltronas horríveis ônibus sujo, quebrado, demora nas paradas, poltronas sujas, ar condicionado q eles não limpam, cheiro ruim no ônibus, e cobram um absurdo,uma pena q só tem ele q fazem pro norte de minas, se tivesse concorrente já teriam ido a falência, obrigado diário do transporte por ouvir a gente e expor esse tipo de situação.

  23. Rose martins disse:

    Meu esposo vai uma x no mês para Minas e tem reclamado os ônibus vai lotado .e sempre a troca de ônibus em Curvelo.

  24. Ana Paula dos Santos disse:

    Infelizmente essa Empresa trata as pessoas com um total descaso eu vim d Recife pra são Paulo e digo uma coisa pra vocês nem eu nem a minha família viaja nunca mais com essa empresa

  25. José Borges disse:

    Realmente a Gontijo nao tem conforto nem um os bancos tudo duro machucando agente e horrível os ônibus clandestino e mil ves melhores do que a Gontijo

  26. Marco Antônio Domingues disse:

    Os mesmos problemas que encontro quando viajo com a Real Expresso, na linha São Paulo/Anapolis viagem de quase vinte horas dentro de ônibus desconfortável.

  27. Maria Antônia de Araújo Alves disse:

    Viajo sempre de São Paulo para Minas com a Gontijo, sempre acaba atrasando porque não tem carregador de celular no ônibus, e os passageiros descem nas paradas, para carregar o celular, e o motorista tem que ficar esperando para seguir viagem

  28. DeSouza disse:

    Após ler tantos comentários “elogiosos” não posso deixar de registrar aqui o fato de que essa mesma empresa Gontijo obtém decisão judicial que busca blinda-lá da concorrência. Sua prática é de impugnar toda e qualquer intenção de terceiros para implantar linha nova por onde ela passa com suas carroças maquiadas…..seu lema é: RUIM POR RUIM, UTILIZEM A MIM!

  29. Elisangela Soares disse:

    Viajo sempre de vitória a Minas e realmente ônibus sempre lotados,com alguns desconfortos.e teve uma viajem que o ar condicionado estava vazando dentro do ônibus.e vários outros desconfortos.Ha muitos anos uso a Gontijo e a qualidade em meio a pandemia caiu muito.E lamentável pq era o melhor serviço oferecido antes.

  30. HELCINEIA FONSECA DE OLIVEIRA disse:

    AS POLTRONAS SAO MUITO PROXIMAS DA OUTRA
    QUANDO O PASSAGEIRO DA POLTRONA DA FRENTE INCLINA A POLTRONA DELE
    FICA PRATICAMENTE DEITADO NAS PERNAS DO PASSAGEIRO QUE TA ATRAS
    AS CORTINAS ESTAM SEMPRE SUJAS
    O AR SAI FEDOR DE POEIRA
    PARADAS LONGAS
    ISSO TAMBEM DE TERESINA/PIAUI PARA SALVADOR/BAHIA
    FINAIS DE SEMANA , EPOCA DE FESTA E FERIADOS ELES COBRAM POR TODAS AS BAGAGENS
    AS POLTRONAS SAO MUITO DURAS
    AS VEZES APARECEM BARATAS E MOSQUITOS DENTRO DO ONIBUS
    NAO TEM INTERNET DENTRO DO ONIBUS E NEM COMO CARREGAR O CELULAR
    E NO MES DE JUNHO QUANDO FUI PARA SALVADOR OS MOTORISTAS ESTAVAM FAZENDO UTRAPASSAGENS E EM ESTRADAS ESTREITAS TAMBEM
    A EMPRESA NACIONAL SAO OS MESMOS PROBLEMAS
    SAO DUAS EMPRESAS QUE NAO ESTAM RESPEITANDO OS SEUS PASSAGEIROS
    A JUSTICA PRECISA TOMAR PROVIDENCIA
    POIS EU MESMA
    QUE TRABALHO PARA SOBREVIVER
    PAGO COM DIFICULDADE MINHAS PASSAGENS
    PARA PODER IR REENCONTRAR TODA MINHA FAMILIA EM SALVADOR
    E QUANDO CHEGO EM SALVADOR E TODA DOIDA PELO DESCONFORTO DO ONIBUS
    E TOSSINDO POR CAUSA DA POEIRA DENTRO DO AR , AS CORTINAS E O PANO QUE ENCOSTAMOS A CABECA

  31. Ronildo Ferreira Caixeta disse:

    Também sou usuário desse empresa e um descaso ônibus sucateado não cumpre horário e a ANTT não faz nem uma fiscalização

  32. Tiago disse:

    pela quantidade de relatos podemos perceber que a empresa está errada.

    Agora é uma questão de viralizar pra que alguém faça alguma coisa.

    No Brasil é assim que funciona…se não for parar no fantástico não vai dar em nada.

    E lamento muito que todos vcs tenham passado por isso.

    Sempre que eu viajo, faço nas rotas da Cometa e tenho uma impressão muito boa deles.

  33. Marilene Nunes De Araújo disse:

    Realmente é isso mesmo, não é de hj que a Gontijo está uma porcaria. Não tem distanciamento e colocam todos os passageiros em um ônibus só quando chega em montes claros como se não estivéssemos em uma pandemia. Mas estão sempre certos, eles não precisam dos passageiros nós é que precisamos deles.

  34. Pedro Ribeiro Silva disse:

    E lamentável o que está empresa onfenrece aos seus clientes ônibus de péssima qualidades e velho paradas p refeição cara ônibus ser um confronto os motoristas não tem culpa porre são bem educado.

  35. Eliamar disse:

    Ja fiz varias viagens de BH a porto seguro pela Gontijo,a trabalho,os onibus sao velhos e desconfortaveis,realmente pelos precos que cobram e um absurdo.
    Esses onibus nao deveriam nem estar circulando mais….

  36. Judite Ribeiro Pereira disse:

    Eu tbm tenho uma reclamação pra fazer contra essa porcaria de empresa. No dia 13/07/2021 peguei um ônibus da Gontijo em Teixeira de Freitas-BA com destino a Goiânia,sendo que minha viagem era até Brasília. O ônibus era péssimo,as cadeiras não inclinavam, não tinha carregador para celular. Os pontos de paradas os mais horríveis e caros possíveis, paradas demoradas,o ônibus vem parando em todos os lugares pra pegar e deixar passageiros. Uma viagem de 16 horas se gasta 30 hrs, horrível,um desconforto total e tem mais,passagens caríssimas. Essas reclamações na verdade devem ser feitas na ANTT,pq isso aí é falta de concorrência,mas os donos dessa empresa Gontijo deveriam tomar vergonha na cara e melhorar o sistema de transporte falido que eles tem. Os passageiros precisam ser respeitados,afinal o dinheiro da gente é suado e as vezes fazemos sacrifícios pra viajar. No mínimo respeito por favor.

  37. Leila Helena da Silva Santos disse:

    Acho um absurdo esses ônibus circularem ainda, horríveis

  38. Ivaneide disse:

    Boa tarde a todos realmente a empresa Gontijo passou de todos os limites eu também viajei para Teófilo Otoni no dia 18/06/2021, pessei que não ia chegar de tanta demora chegando em Belo Horizonte tive que vir no guichê reclamar porque precisava pegar outro ônibus de Teófilo Otoni para machacalis, um transtono ônibus sem conforto uma verdadeira bagunça passageiro tomando cerveja dentro do ônibus passageiro falando palavrões fui reclamar pedindo para respeitar porque tinha crianças e pessoas idosas o passageiro quase mim bateu um outro passageiro que trocou o lugar comigo fui quase a viagem toda chorando e.morrendo de medo do mesmo mim agredir ao contrário da empresa Rio Doce na volta fui para Caratinga e voltei na empresa Rio Doce ônibus limpo confortável um luxo total nota 1000 a partir de hoje não viajo mais na Gontijo falta de consideração com seus passageiros obrigada!

  39. Rosenberg César Reis. disse:

    Realmente esta empresa esta uma porcaria viajei de jacobina BA a são paulo foi um castigo mal saímos e o ônibus ja enguiçou em tanquinho de feira ficamos por horas na estrada esperando por um carro reserve e numa escuridão depois ja no outro carro quando chegou em minas gerais foi trocado de carro que tbm já tinha passageiros de outro estado .
    O ar so funciona do meio pra frente.e o povo caso com o horarhorário.
    Tá uma bagunbagunça esta empresa.

  40. Carmem disse:

    Viajei semana passada a SP q horror de viagem , ñ muda nunca o busão parece um “cata-osso” desconforto e parada demorada. Enqnto reclamamos os sócios tomam champanhe e curtem as Ilhas Maldivas. Falta de respeito com clientes.

  41. Nael Silva disse:

    Olha eu viajei esse ano de Vitória do Espirito Santo uma 6 vezes e os ónibus da gontijo está uma baderna, sem falar que eles não estão nem ai pra pandemia, todo mundo junto e misturado os motoristas não olham. temperatura dos passageiro que entram ne a empresa oferece alco para engienização, de conforto eu nem falo que eu viajo direto para sergipe nessa empresa e ela não faz nem um esforço para dar melhor conforto aos passageiros.

  42. DeSouza disse:

    Volto pela terceira vez aos comentários elogiosos a essa transportadora, mas com intuito de sugerir que façam suas reclamações no 166 da ANTT, o canal competente para registrar, também, esses abusos. E não apenas aí, pois a manifestação pode chegar aos políticos e ao judiciários, porque percebe-se que ao andarem apenas de avião nas longas distâncias, não sabem o quanto umas e outras empresas são capazes de inventar (e aí podem acrescentar as associações das empresas – ABRATI e ‘ANATRIP’ que iludiram os do TCU) para ‘dourar-a-pílula’. As autoridades precisam saber que apenas um mercado em concorrência traz vantagens na qualidade e no preço dos serviços, e sobretudo, que não compete a elas ‘proteger’ os incompetentes. Felizmente não é um descaso generalizado no sistema, pois há grupos e empresas que investem em melhorias para o passageiros, assim como gestores comprometidos com o bem estar público. Faça seu voto valer.

  43. Valeria pedra disse:

    Pior empresa para viajar,não preciso falar mais…..

  44. Paulo disse:

    Vim de Caratinga MG para São Paulo segunda-feira tive uma experiência ruim, pois o Ônibus quebrou vindo de Salvador e atrasou trez horas,e nas paradas demorava demais.
    Ônibus velho e não tem conforto nenhum.

  45. cristiane ramos de barros disse:

    Realmente essa empresa coloca os piores ônibus num trajeto longo..De SP para a Bahia os ônibus quebram,são desconfortáveis,paradas ruins..enfim…as passagens super caras mas sem nenhum conforto..

  46. Valda Alcântara Almeida disse:

    Realmente a Gontijo estar deixando a desejar
    Sempre viajo de Santos para Sergipe a ultima
    Foi horrível demorou 4 horas a mais que o normal mudou todas as rotas as paradas
    Tem lugares horríveis entra em tudo quanto e buraco pegando e levando gente sendo que o itinerário e santos Aracaju eles andam a Bahia inteira horrível

  47. Jose Carlos g. Soares disse:

    A falta de concorrência no trajeto São Paulo ao Norte de Minas resulta no péssimo serviço oferecido pela Gontijo. A empresa se acha dona dos trajetos e usa o poder judiciário para continuar operando sem concorrentes.

  48. Ana disse:

    Martírio pior foi de Curitiba para Belo Horizonte. Ônibus velho, fedorento, ar condicionado pingando que molhou todo chão, paradas horríveis, motorista mal educado, cadeiras velhas, quebradas e tortas… um absurdo para 16 horas de viagem! Um desrespeito ao consumidor.. NUNCA MAIS ando nessa empresa!

  49. Rômulo Coutinho disse:

    Nunca admitem que algumas rotas sao ônibus velhos,sucateados por anos de uso, assim sao os da linha Nanuque a Belo Horizonte, veiculos sem carregadores de celular, configuração de poltronas apertadas pra uma distância de 560 kms ,um verdadeiro barulho de escola de samba e o pior, a empresa sempre alega mesma coisa que são vistoriados, é piada e falta de concorrência como aconteceu pra Guarapari És, colocaram um DD pois a expresso União até o momento tem o que no mínimo a Gontijo não possui, respeito e excelentes ônibus pra seus usuários!!!

  50. ADAO FERREIRA DOS SANTOS disse:

    Olha, eu comprei passagem de são Paulo a montes Claros ônibus convencional , foi meia boca
    Na volta comprei passagem em ônibus executivo, achando que seria uma maravilha, a decepção foi grande . Vcs acreditam que eu tive que viajar com o rosto coberto com lençol pra poder respirar. Lembrando que, foi a primeira viagem minha com a esposa depois de 24 anos juntos, lamentável.

  51. Marcos disse:

    Viajo com frequência pela Gontijo e empresas associadas. A empresa é boa, mas realmente vem descuidando em itens como Banheiro, suporte e fornecimento de Água Mineral nos Ônibus executivos. Tomara que eles se atentem para o fato de que toda a queda de grandes empresas são precedidas desses pequenos desleixos, vide a Viação Itapemirim

  52. Cristiano disse:

    Isso está um descaso enorme, sinceramente é uma falta de respeito com os usuários da linha.
    Na minha viagem em 2019,o ônibus quebrou 3 vezes, contando com a entrada de muita água de chuva pelas saídas do ar condicionado, é isso mesmo, estava entrando água nas saídas do ar, contendo muitos idosos e crianças no ônibus, foi preciso improvisar a segurar a água com sacolas e garrafas pets…
    Nisso trocamos de ônibus duas vezes, e uma delas foi devido a 3 macha do ônibus não entrava, tivemos que esperar por várias hrs, enfim, ficamos por mais de 24 hrs no ônibus, pois meu destino era o fina, na cidade de Minas Novas MG.

  53. MAILSON disse:

    Isso aconteceu aqui em Camanducaia comigo falou q ônibus ir passar 11:00 fiquei até 17:00 eu estava indo padre Paraíso tiver em ônibus de outra linda até bh ônibus fedendo é cheio sabe qual foi problema diesel a polícia parou é ônibus não deixou sergui viagem com diesel adulterado

  54. Elizete disse:

    É tudo isso que foi relatado,e mais.Ele saí de São Paulo para Miguel Calmon na Bahia,e quando o ônibus não está cheio eles juntam passageiros dessa cidade,com os de Paulo Afonso, é horrível,só não entendo pq pra outras regiões são ônibus maravilhosos,no que viajei mim molhei inteira com goteira do ar condicionado,falei com o motorista,e ele falou que não tinha o que fazer, é uma falta de respeito muito grande pq as passagens são caras,chega a $ 470,00.Está na hora de mudar, gosto de viajar de ônibus,por conta da passagem, histórias incríveis, que podemos ouvir, interagir…

  55. Eber disse:

    Viajei com a família no mês de julho e foi uma das piores viagens nessa empresa, atraso, ônibus velho, poltronas desconfortáveis.
    As paradas da empresa nem se fala então, o ponto de apoio em Belo Horizonte onde é feita a troca de motorista é um abandono, IMUNDA, BANHEIROS NOJENTOS, parece que a empresa está fazendo um favor aos passageiros, que a passagem não é paga.
    Meu filho deu a sorte de ir e voltar em uma poltrona quebrada, que não reclinava direito.
    Se Deus quiser foi a última vez que utilizei está se é que se pode chamar assim “empresa”.

  56. Falken disse:

    Gontijo deixa muuuito a desejar, ônibus velhos, sem USB, desconfortáveis. Só viajo com ela pois é a Única opção pra minha cidade natal. Uma vez paguei mais caro em um executivo no fim de ano e veio um ônibus pior que o padrão. Pareve que pela falta de ônibus usaram um que estava parado a tempos no pátio. Também já tive problema com ônibus sem bateria que tinha que fazer chupeta em outro pra pegar.

  57. Villma Andrade disse:

    Realmente um descaso com passageiro vim de Minas dia 22/07 com minha tia idosa ônibus atrasou mais de uma hora no embarque tava previsto pra chegar na rodoviária as 9 chegamos as 14 e pouco da tarde motorista mal educado, parada longa carregadores de celular q nao funciona . Nem se quer dão satisfação sobre o atraso não recomendo desrespeito total

  58. Elcio Lopes Ribeiro disse:

    tenho família em Januária, é por diversas vezes isso aconteceu , essa empresa deveria ter o registro/licença cassada. esse fato acima aconteceu comigo também em janeiro, depois em março. devíamos todos fazer uma reclamação ao órgão que regulamenta o transporte interestadual ANTT. vou fazer a minha.

  59. Jussimaura Fem disse:

    olhar eu não sei sim esse ônibus q vc pegou nu Tietê tavam Ruim sempre viajei com a Gontijo Nunca tevê poblema gosto muito de viajar com ela uma empresa responsável sempre comprido com seus horários gosto de mais só quê cada uh sabe do quê acontece ñ tem q.respeitar cada opinião 🙏👏bom diaa

  60. Rosalina ferreira magalhaes reboucad disse:

    Eu tb tenho passei pir este trantorno
    Varias vezes comprei minha passagem da empresa no horari das 23 horas e fui embarcar para o meu d3stino as tres e meia da manha outra v3z foi as sete quarenta da manha e fui embarcar as meio dia precisa mudar

    somos viajantes e precisao comprir com os horatios certos

    Eu sempre preciso viajar para montes clraros mas com essa situacao nao posso viajar com essa empresa os horarios nao bate com conforme voce compra a passagem no guichê sempra co. Atrasos de mais de cinco horas
    Ta ruim

  61. #passageiro insatisfeito disse:

    Concordo plenamente que esta empresa de ônibus Gontijo não tem nenhum conforto à muito tempo ônibus velho e sujos poltronas em péssimas condições, viagens muito lentas um cheiro ruim no interior do carro são condições péssimas em transporte etc.

  62. JESSICA ESTEVES FERREIRA DA CRUZ disse:

    Muitas pessoas reclamam, isso não é de hoje. Sempre que viajo é um transtorno, reclamações são constantes todos os dias de todos os passageiros que fazem essa linha SP-MG. Por vezes eu pago um valor x da passagem pra ter que viajar em um ônibus velho, todo remendado e sem conforto algum, enquanto outros pagam o mesmo valor e viajam com ônibus mais confortável e novo. Agora a linha que sai pra Bahia os ônibus são todos novos, bem limpinhos, organizados e muito confortável

  63. Maria Ramos Soares disse:

    Eu viajei em janeiro de 2021 de SP p Minas Novas, achei horrível, ônibus muito sujo, na volta a mesma coisa . Eles oferecem um serviço muito precário pra uma viagens tão longa. Falta de respeito os passageiros

  64. Andréa Kátia disse:

    Em Dezembro a 2017 viajei para a cidade de Alagoinhad Bahia e um ônibus velho não tinha água o ar não funcionava horrível, paga se caro pela passagem e não tem um pingo de conforto.
    E este ano pretendo viajar novamente mas infelizmente será nessa empresa

  65. ELZA BARBOSA DE ARAUJO SOUZA disse:

    Poxa fico triste pelo outros, sinto muito mais eu viajei de volta pra São Paulo vindo de BH e não tenho nada a reclamar aah não ser de uma senhora que sentou ao meu lado, hj a empresa Gontijo está muito melhor do que antes.

    1. Busologia MG disse:

      A questão é que eles colocam os ônibus novos só nas principais linhas. Eu também já viajei nessa linha por essa empresa é concordo que os ônibus são ótimos mas apenas nessa linha eu tenho certeza agora no resto eu já não sei.

    2. Busologia MG disse:

      Depois de todos esses comentários fiquei até com medo pois no final do ano vou viajar de São Paulo para Sete Lagoas pela Gontijo. Tô torcendo para que exista outra empresa que passa por lá até esse dia

  66. Claudia Regina disse:

    Infelizmente não posso falar o mesmo.
    Comprei pela internet com três dias de antecedência, uma passagem de BAURU A DIVINÓPOLIS, qdo eu já estava acomodada, entrou uma senhora q havia comprado o mesmo número de poltrona 21 q eu havia comprado. Ela tinha comprado 4 passagens,
    E duas poltronas foram vendidas duas vezes.
    Tivemos q entrar num bom censo. A sorte que algumas pessoas desceram antes e outras entraram depois. Mas foi a noite toda, tendo que trocar de poltrona. Muito constrangedor.

  67. Anderson Correia de Siqueira disse:

    Viajei dia 01/08/2021 de São Paulo a Garanhuns o onibus estava com um problema na porta do banheiro que não fechava. Para piora depois de Além Paraíba a válvula da descarga deu problema e esvaziou a caixa. Chegando em governador Valadares o motorista avisou ao responsável pelo tráfego e o mesmo só falou que não havia mecânico e que o ônibus deveria seguir viajem. Só em Vitoria da conquista depois de reclamar bastante foi que deram um jeito na porta do banheiro porem o problema da descarga persistiu . infelizmente a um descaso com os clientes por parte dos da empresa. O caro é o 21825. Sem conta que a limpeza do ônibus esta horrível não limpam mais o onibus.

  68. Regilane Meira Alves disse:

    No dia 26/07(retorno de férias) sai de Salinas p SP com esperança de ter tomadas p carregar o celular…foi um decepção…nota 05 p Gontijo
    Sem contar q o ônibus estava lotado.
    E no dia 18/07 fui p Pedra Azul na empresa Águia Branca show de bola Ônibus novo poltronas espaçosa com suporte p garrafas etc…nota 10 p Águia Branca

  69. BRUNO disse:

    Esses ônibus são horríveis, os que vem de Porto seguro, para São paulo é um desconforto total sujo . Não limpam mal cheiro, ônibus antigos … A viagem é longa e cobram um absurdo na passagem por um desconforto . Não tem fiscalização pra ver isso … ônibus em péssimas condições.. uma viagem de 24 h na estrada em ônibus sujos e fedidos … infelizmente empresas saem ilesas por que não tem fiscalização.

  70. Passageiro Cansado dessa situação disse. disse:

    Infelizmente essa empresa está deixando a desejar, e pelo que se observa está geral essa situação, está um descaso para com os clientes, esse desconforto não é apenas esse, a empresa Contijo que também é proprietária da Nacional, ocorre o mesmo problema, em relação a seus ônibus, os carros sentido Goiânia x Teixeira de Freitas e Ilhéus( que até foi suspenso devido o covid, assim foi passado), são precários, uma vergonha, o descanso para os pés amarrados das poltronas 3 e 4, pq estavam quebrados, fora outras irregularidades das situações dos ônibus, já teve caso de reclamações nos PA da empresa, e a mesma não toma providência, continua colocando carros que não serve nem pra levar peão para o canavial de tão velhos, órgãos competentes nesse assunto tem que tomar providências em relação aos carros Contijo e Nacional, em pleno século XXI, uns carros velhos rodando nas BR, é um descaso para com os usuários, minha mãe uma senhor de 75 anos, que viajou comigo num desses carro Teixeira de Freitas ×Goiânia da Nacional, disse que, nem o ônibus que leva paciente de uma cidade a outra é carro velho como o da Nacional, isso é uma vergonha, que com isso que tem ocorrido, que haja melhoria, ou então a empresa seja consciente de abrir mão dessas rotas, já que não tem condições de melhoria para o confoto dos passageiros, pois está levando seres humanos, é lamentável tudo isso,porém é a realidade que está sendo no momento…

    1. Fernando disse:

      Todo final de ano viajo pra Januária sempre por esta empresa Gontijo e todo ano o medmo transtorno paradas longa as praca de alimentação de péssima qualidade e caras paguei 3 reais num copo descatavel de cafe requentado parecia de 2 dias atrás sem cibtas que os ônibus ja fora de linha sem usb pra carregar celular..precisam de mais opções de ônibus linha Januária São Paulo pq estamis refem dessa empresa que sempre transforma nossas viagem longa um filme de terror 🤦🏼‍♂️

  71. Adriane disse:

    Ja fiz duas viagens nessa empresa contigío horriveis primeiro o atraso de 3 hs segundo que na viagem ao sesembarcar uma passageira o motorista entregou minha caixa para ela e eu vendo pela janela e desci para ver o que aconteceu chegando neles questionei ao motorisa que estava com o numero do bilhete nas maos mas não conferiu alegando que a mulher que falou que a caixa era dela.Ou seja se eu não estivesse atenta perderia minha caixa,mas eu com certeza processaria a impresa.Sem contar na ultima viagem que o motorista fez baldiação na parada horario de almoço sem se quer avisar aos passageiros.jogando todas as bagagens de um onibus para o outro.inclusive quebrando uma das minhas bagagem.Sabe por que a impresa faz isso?? Por que infelizmente só tem essa que faz linha para Bahia.tem que melhorar muuuuuuuuito.por que ta deixando a desejar!!!!

  72. Jéssica Vieira de jesus disse:

    Realmente,a Gontijo deixa a desejar, infelizmente hoje às viagens clandestina estão sendo mais confortáveis que na Gontijo…deveriam melhorar em tudo.

  73. Leia Souto disse:

    É verdade mesmo. Os ônibus estão velhos. Aquele protetor dos bancos Sujos. O ar condicionado não funciona.
    Horrível. Falta concorrência.

  74. André Oliveira dos Santos disse:

    Horrível, eu vou entra com uma ação contra essa emprestavel, não empresa, marcado pra embarcar 15:06, já vai 17:00 e nada, e os atendentes ficam engano as pessoas, estou em Teófilo Antônio pra Bahia

  75. LIGIA NIKIFOROW disse:

    Somos reféns dessa empresa que trata o cliente como lixo! Por não terem concorrência não fazem questão de melhorar o atendimento, infelizmente sou OBRIGADA a utilizar o desserviço dessa empresa pois moro em Porto Seguro e tenho que ir a São Paulo todo mês a trabalho, em 3 anos NUNCA peguei um carro satisfatório!
    Já abri reclamações no Reclame Aqui e eles só dão respostas automáticas…
    Todos esses problemas relatados eu já passei…ônibus quebrado, atraso, banheiro que transborda urina da privada e invade o corredor do ônibus, atraso, ar condicionado que não funciona, carro com amortecedor quebrado, fora o risco de vida q sofremos…sem contar que tb não disponibilizam ônibus semi-leito ou leito, ou seja, somos obrigados a viajar no que eles querem e na condição que querem tb.
    Um absurdo isso, em pleno 2021 não temos o direito de escolha de empresa pra viajar pq a GONTIJO monopoliza o mercado nesta região!

Deixe uma resposta