Eletromobilidade

BYD tem nova encomenda de 20 ônibus elétricos para operadora de transporte de Madri

Ônibus elétrico de 12 metros BYD operado pela EMT Madrid

Esses veículos 100% elétricos se juntarão aos 45 entregues nos últimos 12 meses á principal empresa de transporte da capital espanhola

ALEXANDRE PELEGI

São 20 novos ônibus 100% elétricos BYD de 12 metros os veículos encomendados pela EMT Madrid, principal operadora de transporte público da capital espanhola.

Com esse terceiro pedido em sequência, a EMT terá uma frota total de 65 veículos da marca BYD.

O contrato foi assinado nesta quinta-feira, 29 de julho de 2021, de maneira online, pelo gerente geral da EMT Madrid, Alfonso Sánchez.

O ônibus elétrico BYD de 12 metros é o modelo mais vendido da fabricante na Europa. Eles vêm equipados com um moderno layout interno e uma nova tecnologia que aumenta a segurança, ampliando o campo de visão do motorista – a MirrorEye. Ela substitui os espelhos externos do veículo.

Este terceiro contrato vem na esteira de duas entregas anteriores feitas para a EMT Madrid, que totalizaram 45 ônibus BYD. Todos estes ônibus já estão em operação, antes do cronograma de entrega acordado, apesar das restrições do COVID-19.

Apenas com esses 34 veículos limpos, esta frota já completou desde maio de 2020 mais de 600 mil quilômetros rodados em rotas na capital espanhola, reduzindo as emissões de CO2 em 585 toneladas.

Os 20 novos ônibus BYD cujo pedido foi assinado hoje, começarão a chegar no fila deste ano. Todos serão produzidos na fábrica europeia da BYD em Komárom, Hungria.

Frota de ônibus 100% elétricos BYD de 12m entregue ao EMT Madrid em 2021

FROTA ELÉTRICA NA ESPANHA

Em toda a Espanha já foram entregues até hoje pela BYD mais de 70 ônibus 100% elétricos para operadores de transporte público em todo o país.

Essa frota já rodou mais de 4.5 milhões de quilômetros, reduzindo as emissões de CO2 em 4.700 toneladas.

Em toda a Europa, apenas o modelo de 12 metros da BYD já responde por mais de 700 unidades em operação.

Para o diretor de serviços de transporte da EMT, Carlos Sierra, a EMT tem perseguido uma estratégia clara de eletrificação há vários anos. “Esta última compra nos permite operar um total de 179 ônibus elétricos, que representam 8,6% de toda a frota. A EMT está comprometida em prosseguir com a implementação da tecnologia de ônibus elétricos e agora operamos 11 rotas de ônibus elétricos em toda a cidade de Madrid”, disse Carlos Sierra.

Para o diretor de vendas da BYD Iberia, Joaquín Bellido, a parceria “ganha-ganha” com a EMT Madrid vai de vento em popa, demonstrando que a mobilidade elétrica “é claramente a melhor e mais viável solução de transporte público a longo prazo”, disse.

A Empresa Municipal de Transportes de Madrid, EMT Madrid, é uma empresa pública pertencente à Prefeitura de Madri, que opera o transporte público na cidade. Integrada no Consórcio Regional de Transporte de Madri, a EMT e opera uma frota de aproximadamente 2.100 ônibus e uma rede de 218 linhas de ônibus. A operadora gerencia também o serviço público de bicicletas “BiciMAD”, as vagas de estacionamento público, o serviço público de guindaste e o Teleférico de Madrid (Madrid Cable Car).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado de transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta