Eletromídia compra 74,65% da Otima e participação do Grupo Ruas cai para 25,36%

Ponto de ônibus de São Paulo

Empresa é responsável por pontos e abrigos de ônibus; Negócio foi de R$ 416,7 milhões por meio da subsidiária; Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Kalitera deixam empresa

ADAMO BAZANI

Colaborou Jessica Marques

A Eletromidia S.A. anunciou a compra de 74,65% da Otima, que entre outros negócios, tem a concessão de 6,5 mil abrigos de ônibus e 12,5 mil totens da capital paulista desde 2012/2013.

Atualmente a Otima possui 3.737 painéis em São Paulo instalados por todo município nos abrigos em pontos de ônibus, por onde passam cerca de 3,5 milhões de pessoas diariamente.

O negócio foi de R$ 416,7 milhões (R$416.758.873,16), sendo R$ 356,9 milhões (R$356.954.315,75) à vista e R$ 59,8 milhões R$59.804.557,41 a prazo.

O Grupo Ruas, por meio da RuasInvest, terá a participação reduzida para 25,35%.

Já o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Kalitera saem da sociedade.

A compra ocorreu por meio da subsidiária a Publibanca Brasil S.A.

A aquisição foi formalizada em 23 de julho de 2021 e divulgada ao mercado em 26 de julho de 2021.

No comunicado, a Eletromídia diz que a transação não precisa ser aprovada pelos demais acionistas, mas ainda vai ser analisada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão federal que regula concorrência e concentração de mercado.

A Companhia esclarece que a transação não está sujeita e, portanto, não será submetida à aprovação dos seus acionistas, conforme previsto no artigo 256 da Lei n° 6.404/76, e tampouco ensejará direito de recesso aos seus acionistas, uma vez que a transação está sendo realizada por meio da Publibanca Brasil S.A., subsidiária da Companhia que atua especificamente na vertical de ruas. A conclusão da transação está sujeita, ainda, à verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do CADE, devendo a Publibanca e a Otima manterem suas operações de forma completamente independente até o fechamento da transação. A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral informado dos desdobramentos que se mostrarem relevantes.

A Otima possui a concessão de mobiliário urbano, como pontos de ônibus, em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Já a Eletromídia tem concessões de painéis publicitários em sistemas de transportes coletivos (Metrô de São Paulo, Metrô Rio, Supervia no Rio de Janeiro, CPTM em São Paulo), aeroportos (Galeão no Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Congonhas em São Paulo), além da presença em elevadores, prédios de escritórios e shoppings.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

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