Guarulhos (SP) inicia cobrança da Zona Azul

Cobrança teve início após fase de orientação. Foto: Sidnei Barros/PMG.

Pagamento do estacionamento rotativo é totalmente digital

JESSICA MARQUES

A Zona Azul em Guarulhos, na Grande São Paulo, começou a operar nesta quinta-feira, 15 de julho de 2021, com cobrança aos motoristas. O pagamento do estacionamento rotativo na cidade é totalmente digital.

Em nota, a Prefeitura ressaltou que a cobrança está sendo realizada após uma fase experimental, que vigorou de 6 a 14 de julho, e serviu como base para que os monitores pudessem tirar as dúvidas do público interessado em estacionar no esquema rotativo.

Confira abaixo como utilizar o serviço:

A Zona Azul está totalmente digitalizada e oferece 2.994 vagas rotativas, distribuídas da seguinte maneira: 1.743 na região central, 733 no Bosque Maia, 215 no Macedo, 170 na Vila Galvão e 133 no Jardim Bom Clima. Desse total, 91% serão para o sistema chamado operacional normal, 5% destinadas aos idosos, 2% às pessoas deficientes e 2% para as motos. Por meio de um aplicativo, os motoristas poderão ter uma vaga por até duas horas, com um tempo mínimo inicial de 30 minutos.

O controle de rotatividade será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. Aos domingos e feriados o estacionamento rotativo é livre. As tarifas serão cobradas por períodos de 30 minutos, uma hora ou duas horas. O modelo é válido para carros, motos e veículos de carga e descarga.

Os usuários terão diversas facilidades com a nova Zona Azul. A empresa Estacionamento Digital, que é responsável pelo serviço, desenvolveu um aplicativo que auxilia o dia a dia dos usuários ao fornecer desde informações em tempo real aos motoristas sobre os locais com vagas disponíveis até o gerenciamento da forma de pagamento.

Cada usuário poderá escolher a forma de utilizar o estacionamento rotativo. A opção mais simples, e 100% online, é pelo aplicativo, disponível para Android e iPhone. O processo é simples: basta efetuar o cadastro, comprar créditos e começar a usar.

Ao estacionar o usuário possui o tempo de 15 minutos para ativar sua vaga pelo aplicativo ou qualquer meio digital disponível. Caso seja notificado ao ativar o tempo, esta notificação será automaticamente cancelada dentro do período de 15 minutos de tolerância.

Além disso, a Estacionamento Digital disponibilizou o pagamento da Zona Azul com pix nos seguintes canais: no aplicativo ou no site da própria empresa (www.estacionamentodigital.com.br). Basta acessar a área logada, selecionar sua cidade e clicar em “Comprar créditos”.

Confira os valores:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. JORGE Paulo dos Reis Silva disse:

    Quero saber se roubarem meu carro quem vai mim ressarcir é a prefeitura ou a empresa que colhe o valor pelo estacionamento.

  2. O estado ou cidade por cobrar o estacionamento na rua tem a responsabilidade de cuidar dos veículos.
    E fora isso onde é investido esses valores?
    Pq ruas esburacadas, sem placas de sinalização.
    Poderia fazer esses valores de zona azul serem abatidos do IPVA.
    Em fim fazer esse dinheiro ter utilidade favorável ao povo que usa.
    Mas esses valores somem.
    Não tem investimento nem um para melhoria dos usuários.

Deixe uma resposta