Concorrência para o sistema de Bilhete Único do transporte de São José dos Campos será dia 22 de julho
Publicado em: 15 de julho de 2021
Carteira de clientes é estimada em 620 mil pessoas, e a outorga mínima de R$ 33,6 milhões
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de São José dos Campos prossegue o processo licitatório vinculado ao novo sistema de ônibus urbanos.
Na próxima quinta-feira, 22 de julho de 2021, será feira a Concorrência Pública Internacional destinada à definição do meio de pagamento do sistema de transportes, ou seja, o Bilhete Único municipal.
O objetivo é contratar empresa que fará o gerenciamento centralizado da comercialização de produtos da carteira de clientes e dos recursos arrecadados no sistema tarifário do transporte coletivo do Município.
A concorrência será do tipo Maior Oferta, com valor de outorga mínima de R$ 33.586.335,00 e prazo de contrato por dez anos e 30 dias.
A carteira de clientes (passageiros) do sistema é estimada em 620 mil pessoas.
Podem participar da concorrência empresas nacionais e/ou estrangeiras, de forma isolada ou em consórcio, que atuem na prestação de serviços nos setores bancário ou financeiro e/ou que sejam operadoras de transações eletrônicas em estabelecimentos comerciais, serviços de venda e recarga de créditos eletrônicos.
Veja abaixo as condições de exclusividade dos serviços, e também as fontes de receitas com as quais a concessionária do Bilhete Único poderá ter ganhos:
PACOTE
O sistema de transporte coletivo de São José dos Campos está sendo licitado em quatro blocos.
No primeiro deles, realizado no dia 07 de julho de 2021, a prefeitura recebeu a propostas para operar os transportes urbanos municipais, divididos em dois lotes. Apenas uma empresa apresentou proposta, e suas documentação está sendo analisada para verificar se ela pode ou não seguir participando. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2021/07/07/viacao-itapemirim-e-a-unica-empresa-a-apresentar-propostas-para-o-sistema-de-onibus-urbanos-de-sao-jose-dos-campos-sp/
As próximas licitações, além do Bilhete Único, são:
Concorrência Pública Internacional 006/SGAF/2021, para concessão de serviços complementares à operação do sistema de transporte público coletivo do município consistentes em serviços de gestão financeira, controle de bilhetagem, fornecimento de Data Warehouse e Datalake, bem como fornecimento de hardware e software integrado para pagamento e fornecimento de WI-FI embarcado.
Sessão Pública para entrega de propostas: 09 de agosto de 2021 às 09h00.
Concorrência Pública Internacional 007/SGAF/2021, para fornecimento, instalação, customizações, suporte contínuo do serviço de gestão de dados, serviços associados para o transporte público coletivo do município.
Sessão Pública para entrega de propostas: 10 de agosto de 2021 às 09h00
O modelo de transporte de São José é dividido em sete partes, sendo cinco plataformas tecnológicas, comercialização de produtos tarifários, e operação do serviço de transportes (já licitada, em fase de análise da documentação).
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes




