Detro-RJ aplica mais de mil multas no primeiro semestre

Balanço foi divulgado nesta terça (13). Foto: Divulgação.

Equipe de fiscalização atuou e apreendeu 435 veículos irregulares nos seis primeiros meses do ano

JESSICA MARQUES

O Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) registrou 1.183 autuações em todo o Estado no primeiro semestre de 2021. Deste total, 596 multas foram aplicadas em ônibus intermunicipais e 152 em vans.

Além disso, a equipe de fiscalização atuou e apreendeu 435 veículos que realizavam transporte de passageiros sem autorização do poder concedente, conforme balanço divulgado nesta terça-feira, 13 de julho de 2021.

“Nossa missão também é coibir o transporte irregular, que coloca a vida dos passageiros em risco. Além do trabalho de inteligência, contamos com a ajuda da população para denunciar irregularidades”, disse o diretor técnico-operacional do Detro-RJ, coronel Alexandre Pimenta.

Segundo o órgão estadual, entre os ônibus, as principais irregularidades encontradas foram referentes a mau estado de conservação, descumprimento de horário, das normas de acessibilidade e sanitárias, além de documentação irregular. Já nas vans, os agentes flagraram o desembarque de passageiros em local não permitido, excesso de lotação e itinerário alterado.

“Além das ações de inteligência, as reclamações recebidas pela Ouvidoria ajudam a nortear as operações. Os cidadãos podem encaminhar denúncias sobre transporte intermunicipal pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br, pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp (21) 98596-8545.”

Dos mais de 10 mil coletivos registrados, o Detro-RJ vistoriou 5.944 no primeiro semestre, chegando a um total de 228 empresas, entre as que operam linhas regulares e realizam fretamento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta