João Pessoa (PB) implanta faixa exclusiva de ônibus na Avenida Vasco da Gama

Pela via, circula cerca de 40% da frota do transporte público da capital. Foto: Divulgação.

Ao todo, 27 linhas vão passar pelo trecho a partir desta quinta, 1º de julho

JESSICA MARQUES

A Semob-JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa) vai ampliar, nesta quinta-feira, 1º de julho de 2021, a extensão das faixas exclusivas de ônibus na cidade. A nova implantação será na Avenida Vasco da Gama, no bairro de Jaguaribe.

Segundo a Prefeitura, o corredor é considerado de extrema importância por conta da circulação diária de cerca de 40% da frota do transporte público da capital.

A nova faixa exclusiva terá 1,4 quilômetro de extensão e será instalada no trecho entre a saída do bairro de Cruz das Armas (cruzamento das ruas Frei Afonso e Francisco Manoel), entrando à esquerda na Vasco da Gama e seguindo até a Avenida João Machado.

“Com esta ação, beneficiamos milhares de passageiros que se deslocam todos os dias pelas 27 linhas que passam na Vasco da Gama. Seguimos trabalhando para ordenar o fluxo viário e assegurar mais mobilidade em diversos pontos da cidade. Isso também inclui promover mais agilidade para quem usa o ônibus como principal meio de locomoção”, afirmou o superintendente de mobilidade, George Morais.

Segundo a Prefeitura, a equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) vai sinalizar a faixa da direita, que será pintada no asfalto na cor azul. Além disso, placas indicativas ao longo do trajeto vão alertar para circulação específica de ônibus.

Em nota, o diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, informou que agentes de mobilidade estarão no trecho orientando os condutores sobre a mudança para que todos se adaptem e evitem ser flagrados em futuras ações de fiscalização.

“Manteremos um período educativo por dez dias, mas é essencial que todos possam ir se adaptando a mudança e respeitando a sinalização. Após isso, o condutor que desrespeitar cometerá infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Lembramos que além dos ônibus, taxistas do município de João Pessoa, com ou sem passageiros, e, ainda, profissionais com viaturas em serviço de urgência também têm autorização para transitar na faixa”, explicou.

Com esta nova implantação na Avenida Vasco da Gama, sobe para seis o número de corredores com faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa. Sendo eles: Centro (entre Terminal de Integração do Varadouro e General Osório), Avenidas Epitácio Pessoa, Josefa Taveira, Dom Pedro II e Nossa Senhora de Fátima, totalizando 22,2 quilômetros.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta