Linha 3-Vermelha tem seis estações fechadas neste domingo (20)

Trecho inoperante é entre as estações Corinthians-Itaquera e Penha. Foto: Divulgação.

Passageiros são atendidos por ônibus do Paese

JESSICA MARQUES

A Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo está com estações fechadas neste domingo, 20 de junho de 2021. O trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Penha está sendo atendido pelos ônibus gratuitos do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

Segundo o Metrô, a operação será feita desta maneira durante todo horário de circulação dos trens, ou seja, das 4h40 à 0h deste domingo. As estações Penha, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera ficarão fechadas o dia todo para a instalação de equipamentos do novo sistema de controle de trens (CBTC).

Já a partir da estação Carrão o funcionamento é normal até Palmeiras-Barra Funda. Além do Paese, os passageiros também terão a Linha 11-Coral da CPTM como alternativa ao trecho fechado. Essa linha passa por Corinthians-Itaquera e permite a transferência gratuita para o Metrô nas estações Tatuapé e Brás (Linha 3-Vermelha) ou na estação Luz (Linha 1-Azul).

Ainda de acordo com a companhia, a mudança do sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC) faz parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens nas linhas 1-Azul (também em instalação), 3-Vermelha e 2-Verde. Nesta última o sistema já está em funcionamento. Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância entre as composições, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente.

Confira os detalhes do Paese, divulgados pela SPTrans:

O Paese ficará em operação até 1h de segunda-feira, dia 21, entre as estações Corinthians-Itaquera e Carrão da linha 3 – Vermelha do Metrô.

Para garantir o deslocamento aos usuários, foi implantada a linha especial Metrô Itaquera – Metrô Carrão, que opera com um total de 30 veículos articulados, sendo que 15 veículos iniciam o atendimento a partir do Metrô Carrão e os outros 15 veículos no Metrô Itaquera, conforme solicitação do Metrô que poderá pedir a inclusão ou retirada dos ônibus em operação.

A orientação aos usuários será de responsabilidade do Metrô, que indicará o local de embarque nas estações e atuará também no monitoramento da operação.

Além da linha especial Metrô Itaquera – Metrô Carrão haverá o apoio de quatro linhas que atendem o trecho entre as estações, com itinerários pelas ruas Dr. Luís Aires e Conde de Frontin e as avenidas Águia de Haia e Antônio Estevão de Carvalho. São elas:

4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II
3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
407P/10 Term. Cid. Tiradentes – Metrô Tatuapé
3686/21 Jd. São Paulo – Metrô Vl. Matilde

Conheça o itinerário da linha:

Ida: Term. Metrô Itaquera – PL “D”, R. Eng. Sidney A. de Moraes, R. Dr. Luís Aires, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Divinolândia, R. Paraisópolis, R. Astorga, Praça Nsa. Sra. da Anunciação, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Av. Dr. Bernardino Brito F. de Carvalho, Av. Gen. Lamartine, R. Joaquim Marra, Vd. Vila Matilde, R. Cumai, R. Evans, R. Alvinópolis, Pça Benjamin Schalch, Rua Guaiaúna, Rua Recife, Rua Manoel Graça, Rua Adelino de Almeida Castilho, Rua José Epaminondas de Oliveira, Rua Aiamá, Rua Melo Peixoto – Metrô Carrão.

Volta: Metrô Carrão – R. Melo Peixoto, Rua Ângelo Vita, Rua Dr. Coryntho Baldoíno Costa, Pça José Giudice, Rua Honório Maia, Vd. Cons. Carrão, Rua Guaraciaba, Rua Antônio de Barros, Av. Conde de Frontin, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Nsa. Sra. da Anunciação, R. Astorga, R. Lavras, Praça S. Domingos do Prata, Av. Alterosa, Praça Divinolândia, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, R. Dr. Luís Aires, Acesso à Entrada 1, Term. Metrô Itaquera – PL “D”.

CPTM

Neste domingo (20) e nos próximos três  27 de junho e 04 e 11 de julho), a operação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também é afetada por obras.

A circulação no trecho entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui as Estações USP Leste e Eng. Goulart, está interrompida e são utilizados ônibus do sistema Paese para atender os passageiros que necessitem acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade.

Confira os detalhes do Paese:

A SPTrans informa que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado das 4h de domingo, dia 20 de junho, à 1h da segunda-feira, a pedido da CPTM, entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino da linha 12 – Safira.

Para garantir o deslocamento dos usuários foi implantada a linha especial Tatuapé – Comendador Ermelino que irá operar com um total de 25 veículos articulados, conforme solicitação da CPTM que poderá pedir a inclusão ou retirada dos ônibus em operação.

Saiba o itinerário da linha especial Tatuapé – Comendador Ermelino:

Ponto inicial: Rua Catiguá, defronte ao Shopping Boulevard – Tatuapé

Ponto final: Av. Assis Ribeiro, 8454 – Ermelino Matarazzo
Ida: Sentido Tatuapé – Comendador Ermelino – R. Catiguá, R. Felipe Camarão. R. dos Cristais, R. Henrique Sertório, R. Jacirendi, Av. Cdssa. Elisabeth de Robiano, Vd. do Imigrante Nordestino, Av. Dr. Assis Ribeiro, Av. Paranaguá, R. Rev. José de Azevedo Guerra, Av. Dr. Assis Ribeiro.

Volta: Sentido Comendador Ermelino – Tatuapé – Av. Dr. Assis Ribeiro, R. Gabriela Mistral, R. Mário de Castro, R. Carlos Meira, R. Rodovalho Júnior, Ver. Cid Galvão da Silva, R. Airton Pretini, R. Roger Ducasse, Pça. Com. Adelino Ribeiro, R. Adelino de Almeida Castilho, R. José Epaminondas de Oliveira, R. Aimá, R. Catiguá.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta