Diário no Sul

Metroferroviários são vacinados contra covid-19 em Pernambuco e Rio Grande do Sul

Juliana Pereira, agente de estação da Trensurb em Canoas. Foto: Leonardo Marion/Trensurb.

Funcionários da CBTU e novos grupos da Trensurb já começaram a ser imunizados

JESSICA MARQUES

Os metroferroviários de Pernambuco e Rio Grande do Sul já começaram a ser vacinados contra covid-19. A informação foi confirmada pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) nesta quarta-feira, 09 de junho de 2021.

Na última semana, os funcionários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) de Recife e novos grupos da Trensurb, operadora do trem da Região Metropolitana de Porto Alegre, começaram a receber a vacina.

Em Pernambuco, as equipes da CBTU que operam o sistema metroferroviário da Região Metropolitana do Recife começaram a ser vacinadas no dia 31 de maio, após uma ação entre a empresa e órgãos ligados ao transporte público, que enviaram carta conjunta ao Governo do Estado, à Prefeitura de Recife e de 13 cidades da Região Metropolitana.

Em Canoas (RS), 150 funcionários que atuam em estações e na segurança da Trensurb receberam a vacina no dia 04 de junho. Já em Esteio (RS), foram vacinados 35 profissionais no dia 07 de junho.

Ainda segundo a associação, na primeira semana de maio, haviam sido vacinados 58 agentes de segurança em Porto Alegre. A vacinação das equipes da Trensurb foi resultado de parcerias entre a empresa e as prefeituras.

A agente de estação da Trensurb em Canoas, Juliana Pereira, foi uma das pessoas que receberam a vacina. “Estou muito feliz, é um momento que estávamos todos esperando. É preciso manter todos os cuidados, pois não é uma garantia de 100%, mas para nós que estamos trabalhando junto ao público é muito bem-vinda a vacinação”, disse a metroviária.

A controladora de estações da Trensurb em Esteio, Ana Camilotti, falou sobre a emoção de tomar a vacina e o sentimento de valorização. “Eu estou bem feliz desde que o pessoal começou a tomar as doses, me sinto muito emocionada porque é uma sensação de vitória. Uma calmaria para podermos trabalhar mais calmos. Também nos sentimos valorizados pelo trabalho que prestamos durante todo esse ano, porque a gente não pôde parar. Conseguir essas doses antes do tempo previsto é uma forma de valorizar o trabalho de todos, então fico bem orgulhosa do que fizemos nesse ano e orgulhosa de termos conseguido chegar a este momento”.

OUTROS ESTADOS

A vacinação dos profissionais do setor já iniciou nas cidades de Salvador e Maceió e nos Estados de São Paulo e Maranhão. Em Belo Horizonte a imunização está prevista para iniciar em 10 de junho.

A ANPTrilhos informou que solicitou a todos os Estados e Municípios onde os sistemas sobre trilhos operam a inclusão dos profissionais do setor na priorização da vacinação. O transporte público é um serviço essencial e seus profissionais foram incluídos na lista prioritária da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, mas cabe aos governos definir a ordem da imunização.

“É importante que todos sejam imunizados para que possam atuar com segurança no atendimento aos cidadãos brasileiros. O setor metroferroviário agradece a sensibilidade dos Estados e Municípios que já iniciaram a imunização das equipes de atendimento do transporte público sobre trilhos e espera que os demais governantes tenham essa mesma iniciativa”, afirmou a diretora executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta