Tiroteio e furto causam interrupção de parte da operação dos trens da SuperVia. Situação está normalizada

Passageiros se protegem de possíveis disparos de arma de fogo abaixo da plataforma. Foto: Divulgação Agetransp

Os ramais Japeri e Santa Cruz operaram parcialmente na manhã desta terça (8) por algumas horas

WILLIAN MOREIRA

Os passageiros que utilizam os trens urbanos no Rio de Janeiro se depararam novamente com transtornos na manhã desta terça-feira, 8 de junho de 2021. Desta vez, os problemas foram provocados por um tiroteio e um furto nos ramais de Japeri e Santa Cruz respectivamente.

No ramal Japeri, os trens circularam entre as estações Central do Brasil e Engenheiro Pedreira, sem partidas para a estação Japeri, local próximo ao problema de segurança pública. Pelo mesmo motivo a extensão de Paracambi foi suspensa.

Já no ramal de Santa Cruz, a SuperVia suspeita que houve um furto de grampos de fixação dos trilhos na via e interrompeu para vistoria a operação entre Santa Cruz e Paciência.

Em nota enviada para o Diário do Transporte, a concessionária confirmou as ocorrências, lamentando o transtorno causado e informando que os passageiros estão sendo comunicados das alterações pelos funcionários e sistema de alto falantes nos trens e estações.

Leia a nota abaixo na íntegra:

“Em função de tiroteio nas proximidades da estação Japeri, os trens do ramal Japeri circulam apenas entre Central do Brasil e Engenheiro Pedreira. A extensão Paracambi também encontra-se suspensa.

Já no ramal Santa Cruz, a operação está sendo realizada apenas entre Central do Brasil e Paciência, devido à suspeita de furtos de grampos dos trilhos nas proximidades da estação Tancredo Neves. Técnicos da concessionária estão realizando vistoria no local para verificar as condições de circulação dos trens.

A SuperVia lamenta os transtornos causados pelas constantes ocorrências de segurança pública no entorno do sistema ferroviário e reforça que essas são medidas adotadas para preservar a integridade física dos clientes e colaboradores. Os passageiros estão sendo informados sobre as alterações por meio dos canais de relacionamento da concessionária.

Por volta das 13h30 a SuperVia encaminhou nota comunicando que os serviços estão sendo normalizados:

Trens voltaram a circular por todas as estações do ramal Santa Cruz, mas os intervalos estão em processo de normalização. Mais cedo, a operação foi parcialmente suspensa durante vistoria após suspeita de furtos de grampos (peças usadas na fixação dos trilhos) nas proximidades da estação Tancredo Neves. O furto foi confirmado e os devidos reparos estão sendo realizados. Trens aguardam ordem de circulação no local.

No ramal Japeri, trens também já circulam por todas as estações, assim como na extensão Paracambi. Devido a tiroteio nas proximidades da estação Japeri, a operação estava interrompida entre Engenheiro Pedreira e Japeri, e por toda a extensão Paracambi. Os passageiros estão sendo informados sobre a normalização pelos canais de comunicação da concessionária.

A SuperVia lamenta os transtornos causados pelas constantes ocorrências de segurança pública no sistema ferroviário e reforça que essas são medidas adotadas para preservar a integridade física dos clientes e colaboradores.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta