Mercedes-Benz comemora mais de 100.000 chassis OF 1721 vendidos no Brasil

Veículo conquistou a preferência dos clientes tanto para transporte coletivo urbano, como para operações rodoviárias e de fretamento

Produto é o campeão de vendas do segmento de ônibus no mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos

ALEXANDRE PELEGI

Uma história de sucesso de vendas.

Estamos falando dos chassis OF 1721 da Mercedes-Benz. A empresa com sede no Brasil comemora o volume de 100.000 unidades vendidas e emplacadas no País.

Esse resultado decorre da grande preferência no transporte coletivo urbano, tanto nas regiões metropolitanas, quanto nas demais cidades e em todo o País, considera a fabricante.

Os 100.000 OF 1721 emplacados no Brasil representam uma média de aproximadamente 4.350 unidades por ano, o que demonstra a força de mercado do produto.

Somente na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foram produzidas mais de 120.000 unidades, aí incluídas as unidades para o atendimento do mercado externo e demandas das encarroçadoras.

A história de sucesso começou há mais de vinte anos, quando o OF 1721 se tornou campeão de vendas do mercado desde sua primeira versão comercializada, de 1998 a 2004.

Após a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, entre 2005 e 2011, ele foi substituído pelo OF 1722.

A denominação OF 1721 voltou a partir de 2012, na atual versão Euro 5, dando continuidade à liderança nas vendas no País desde então.

Para o diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, o OF 1721 já nasceu vencedor. “Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos”, ressalta o executivo.

Logo de cara, conquistou a preferência dos clientes tanto para o transporte coletivo urbano, como para operações rodoviárias e de fretamento. A manutenção da liderança por mais de duas décadas deve-se a diferenciais amplamente reconhecidos pelo mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros, alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”, completa Walter.

MOTOR FRONTAL

As vendas do OF 1721 contribuíram de forma importante para que a linha OF de ônibus Mercedes-Benz com motor frontal tivesse êxito, chegando aos 50 anos no último mês de março. Nessas cinco décadas foram emplacados mais de 256.000 modelos OF no mercado brasileiro, com produção total de cerca de 310.000 unidades.

Walter Barbosa diz que “graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa tradicional e histórica liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no País”.

Ele completa: “Nesses 50 anos, muitas empresas nasceram, cresceram e se consolidaram no transporte urbano e rodoviário utilizando esta família de veículos da nossa marca em suas frotas”.

OPÇÕES DE SUSPENSÃO METÁLICA OU PNEUMÁTICA

O OF-1721 foi desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros. Equipado com o motor eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros, oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Além da configuração com suspensão metálica, o chassi é oferecido também com suspensão pneumática, aumentando a comodidade do veículo.

Entre os itens de série do OF 1721 incluem-se:

– exclusivo freio-motor Top Brake,

– sistema de freio ABS,

– caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo,

– polia adicional para ar condicionado, e

– conexão para extração de dados de telemetria (FMS).

A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital e retarder.

DESLIGAMENTO AUTOMÁTICO

Uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada é o funcionamento do motor do ônibus parado por longos períodos.

Para essas ocasiões o OF 1721 vem equipado, de série, com o EIS – sistema de desligamento automático do motor, sistema que automaticamente desliga o motor, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Mário Duarte de Moraes disse:

    Irei usar uma frase da VW para Mercedes:
    “Quem conhece nosso chão” é outra coisa!
    Parabéns a esta renomada empresa e seus colaboradores!

Deixe uma resposta