Aplicativo Moovit passa a informar lotação de pontos e veículos em tempo real

Pelo app usuário do transporte poderá saber (e informar) quando um ponto de ônibus está lotado, p.ex.

Funcionalidade só é possível graças à colaboração de usuários, que fornecem e atualizam as informações constantemente

ALEXANDRE PELEGI

O aplicativo Moovit, uma empresa Intel, coloca uma nova funcionalidade à disposição de seus usuários: a de saber a lotação dos modos de transporte – metrôs, trens e ônibus –, e de pontos e estações desses serviços.

Não há nenhuma tecnologia inovadora por trás, apenas a colaboração dos milhares de usuários do aplicativo.

O novo recurso se utiliza de alertas que são fornecidos e confirmados pelos próprios usuários de forma colaborativa, e faz parte da versão 5.70 do aplicativo.

A boa notícia é que todas as cidades em que o Moovit está presente terão essa funcionalidade, ou seja, 3.400 em 112 países, o que inclui todas as capitais e 400 cidades no Brasil.

INFORMAÇÕES SOBRE LOTAÇÃO

O aplicativo informará sobre lotação em ônibus, trens, metrôs, VLTs, barcas e todos os modais de transporte público exibidos.

Para o usuário colaborar informando sobre a lotação a maneira é simples e intuitiva.

No caso de pontos, terminais e estações: ao selecionar uma Estação no Moovit, é preciso clicar no botão Reportar no inferior da tela, depois em “Reportar Condições do Serviço”. Depois segue para “Lotação” para selecionar um nível, onde estarão disponíveis quatro opções: Vazio/Não lotado, Um pouco lotado, Lotado ou Muito lotado.

A informação será exibida para os demais usuários que visualizarem a Estação pelos próximos 10 minutos – ou até alguém atualizá-la.

Em ônibus, metrôs e trens: selecionando uma Linha o usuário deve clicar no botão Reportar e seguir as orientações na tela, em um processo bem semelhante com as Estações.

Neste caso ele terá três opções para indicar a lotação do veículo: Assentos disponíveis, Apenas em pé ou Muito lotado.

A informação também será exibida para os demais usuários pelos próximos 10 minutos – ou até alguém atualizá-la – nas telas de Rotas Sugeridas, Direções, Estações Ao Redor e Informações da Estação.

Validando ou Atualizando informações: Apenas os usuários de celulares Android conseguirão confirmar ou atualizar as informações publicadas por outros usuários.

Quando um relatório for exibido junto à Estação, quem estiver próximo poderá confirmar () ou rejeitar (X) a informação que está na tela.

Ao clicar no X, poderá atualizar o status para que reflita a situação atual. Esta função estará disponível no iOS (celulares iPhone) em algumas semanas.

O Vice-Presidente de Marketing e Expansão do Moovit, Yovav Meydad, diz que a ação colaborativa não é nova para o grupo. “Já temos uma bem-sucedida experiência no uso de conhecimento colaborativo com a Comunidade Mooviter, uma rede de 720 mil editores voluntários que nos ajudam a mapear, atualizar e checar informações em todo o mundo. Mais uma vez, acreditamos neste senso de comunidade para que os milhões de usuários do Moovit ajudem uns aos outros a terem uma melhor experiência no transporte público”, afirma.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta