Metrô no Jardim Ângela: ViaMobilidade abre seleção para projeto funcional de expansão da linha 5-Lilás
Publicado em: 4 de junho de 2021
Prazo máximo é de 24 meses para concluir todas as etapas iniciais
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 3 de junho de 2021, que a concessionária ViaMobilidade iniciou processo para selecionar empresas interessadas em participar das obras de expansão da Linha 5-Lilás até o bairro do Jardim Ângela, no extremo Sul da Capital Paulista.
Nesta primeira fase, o objetivo é criar o projeto funcional da obra, com prazo máximo de 24 meses para concluir todas as etapas iniciais.
“Estamos dando sequência a esse projeto que vai ajudar na mobilidade de tantas pessoas e que é tão esperado pela região”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy em nota divulgada para a imprensa especializada, inclusive o Diário do Transporte.
Conforme foi anunciado em março deste ano, a Linha 5 vai ter mais 4,3 km de extensão ligando o Capão Redondo ao Jardim Ângela.
Serão duas novas estações para atender 130 mil moradores da região.
A estação comendador Sant’Anna será a primeira do novo trecho e a estação final Jardim Ângela contará com um novo terminal de ônibus, conexão ao terminal de ônibus já existente e em operação, além de ficar perto do Hospital M’Boi Mirim.
Devido às intervenções na região, a Avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M’Boi Mirim, criando assim uma nova alternativa de ligação entre os bairros, e uma nova ciclovia.
ESTAÇÃO COMENDADOR SANT’ANNA
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a estação Comendador Sant’Anna deve ser elevada e fiicará localizada na avenida de mesmo nome, uma região que concentra comércios, serviços e equipamentos públicos.
ESTAÇÃO JARDIM ÂNGELA:
A Estação Jardim Ângela, que estará próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será subterrânea e conectada ao terminal já existente da SPTrans (São Paulo Transporte) e ao novo terminal a ser construído, que permitirá absorver o aumento da demanda de passageiros de ônibus com a implantação da nova estação, ainda de acordo com a STM.
AVENIDA CARLOS CALDEIRA FILHO:
A avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada do Capão Redondo até a Estrada do M´Boi Mirim para a viabilização do projeto, de acordo com o Governo de São Paulo. O trecho acompanhará o córrego Capão Redondo, que será canalizado, e terá uma pista em cada sentido, com ciclovia. Para a implantação das obras serão necessárias desapropriações e remoção de interferências.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Prometida em 2010 para ser construída até 2017, reprometida em 2019, cancelada em 2020 e rereprometida em 2021 para “ficar pronta” em 2024. Me engana que eu gosto …
Se estes objetivos forem alcançados de fato
Vai mudar muito o bairro tonando possível conforto
Para todos os cidadãos conforto e sustentabilidade….
Boa sorte que saia do papel este projeto maravilhoso e tão esperado….
Emerson r. Castro
Como vao desspropriar a favela ou Fazer um elevado em cima da favela,,?
Porque fazed monotrilho se ate Capao Redondo é metro,?
Notícia excelente, considerando que não há investimentos federais no transporte público de São Paulo.
EU ACHO QUE VAI MUITO CHEIO POIS HOJE NINGUEM ENTRA NO CAPAO REDONDO ESSA LINHA TINHA QUE SAIR DA ESTAÇAO SANTO AMARO E SEGUIR PELA AVENIDA GUIDO CALOI E DEPOIS SEGUIR PELA AVENIDA GUASHIGEN DEPOIS ESTRADA DA RIVIERA. DEPOIS ESTRADA DA BARONESA E FINALMENTE ESTAÇAO JARDIM ANJELA PROXIMO MORRO DO INDIO E HOSPITAL SE FOR DA EXTENÇAO LEVA 40 MINUTOS MAS NESSE TRAJETO SERIAM 25MINUTOS ESSE PROJJETO SERIA UMA POSSIVEL PROJETO DE LIGAÇAO A ITAPECERICA DA SERRA,
Será que um dia esse projeto saí do papel?
Quem sabe a duplicação da estrada do M’Boi Mirim também saia, já que a verba para tal obra fora aprovada pelo governador e pelo ex vice Prefeito Bruno Covas, comemorada pelo excelentíssimo vereador Milton Leite, foram quase 300 milhões de Reais.
Enquanto isso segue a linha 11 coral parada no tempo,
parabéns
via mobilidade a extensão da linha 5 lilás ate jd Ângela
e tudo o que esperamos a anos e tambem a duplicacao da mboi mirim
Parabéns para todos aí nos so temos agradeço a nossa futuro obras aqui na região capão redondo jardim Angela obrigado a todos que vem mesmo esta obra
Esta fasendo quase 3 anos e nada. Como diz Boris Casoy “Isto é uma vergonha”.
A demanda de passageiros existente no Jd. Ângela e que hoje desce pela M’Boi Mirim deveria ser atendida por uma linha própria e não pela Linha 5. Estender a Linha 5 do Capão Redondo até o Hospital (Alto do Menininha) irá sobrecarregar a Linha 5 e quem mora no Capão e no Campo Limpo vai ter que enfrentar metrô ainda mais lotado. O projeto da Linha de Monotrilho pela M’Boi Mirim visava não cometer esse erro, mas, por pressão dos empresários de ônibus, seu projeto foi abandonado. Também houve pressão das construtoras, que queriam utilizar a mesma máquina Shield (“Tatuzão”) já usada na Linha 5. Além disso, o Monotrilho iria aliviar o Corredor de ônibus da M’Boi, que, desde que foi construído (há 20 anos!) não dá conta da demanda. A duplicação da M’Boi para além do Menininha e se estendendo até o Embu e Itapecirica vai atrair uma demanda ainda maior, vinda desses municípios, para o eixo da M’Boi. E aí é que a vaca vai pro brejo mesmo! As decisões do transporte urbano deveriam ser tomadas com a participação popular junto com os dirigentes e os técnicos da SPTrans, EMTU, CPTM e Metrô e não ser deixada na mão de “um ou outro” que só promete e não cumpre. É preciso mudar o comando, gente!