Fase de testes com pagamentos via aproximação do RioCard Mais é ampliada

Versão Beta estará disponível em junho e conta com a ajuda de um grupo de clientes escolhidos para ajudar no desenvolvimento da ferramenta

WILLIAN MOREIRA

A RioCard Mais apresenta nova forma de pagamento para ser utilizado no transporte público do Rio de Janeiro, por meio do celular.

Segundo a empresa, um grupo de clientes selecionados já participa do programa-piloto com uma alternativa à versão física dos cartões, assegurando uma praticidade maior agregada com o pagamento por meio dos smartphones em um sistema por aproximação.

O sistema com o Cartão Digital está sendo usado por cerca de 100 pessoas entre passageiros e funcionários da empresa. Eles dão seu feedback e, com as opiniões e avaliações obtidas, ajudam no processo de melhoria do aplicativo antes de ser liberado para todos.

O pagamento por aproximação usando smartphones é uma tendência mundial, subiu de 23% para 34% no Brasil em um ano. Estimulado pela pandemia, o brasileiro passou a experimentar essa realidade e a nos sugerir mudanças nesse sentido também. Tivemos a inciativa de lançar o aplicativo e convidamos um pequeno grupo de clientes para contribuir com o desenvolvimento do produto”, explica Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais, em nota divulgada para a imprensa, citando a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, de setembro de 2020.

Em junho a versão beta deverá ser lançada conforme cronograma da RioCard, e a parceria com a Moovit vai permitir que o usuário consulte e saiba qual meio de transporte está apto para o uso da tecnologia NFC do pagamento por aproximação, um recurso tecnológico que possibilita a transferência de informações, neste caso o pagamento da passagem.

Quando estiver em pleno funcionamento, a projeção da empresa é melhorar o tempo de embarque e diminuir a circulação de dinheiro em espécie, um dos principais vetores de vírus e bactérias.

Para usar o Cartão Digital, o passageiro precisa antes de tudo verificar se o seu celular possui a tecnologia NFC. Caso o aparelho contar com este recurso, será preciso ativá-lo no telefone antes de usar o aplicativo.

Depois de realizar o donwload do app, é preciso criar um cadastro no aplicativo RioCard caso não o tiver, preencher os dados pessoais e criar uma senha. Por fim o último passo será efetuar a recarga e utilizar, aproximando o aparelho celular nos validadores.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta