Livro conta história do vale-transporte no Brasil

Celso Campello Neto, autor do 'Vale-Transporte: Uma Conquista Nacional'. Foto: Divulgação.

Lançada neste mês, obra também detalha importância do benefício considerando o cenário econômico e trabalhista do país

JESSICA MARQUES

Foi lançado neste mês de maio um livro que conta a história do vale-transporte no Brasil. A obra detalha a importância do benefício considerando o cenário econômico e trabalhista do país, além de responder a algumas questões sobre o tema.

Intitulado “Vale-Transporte: Uma Conquista Nacional”, o livro foi escrito por Celso Campello, empresário, professor e palestrante. O objetivo é sintetizar a narrativa do processo histórico que é a implantação do benefício, um direito dos trabalhadores desde 1987.

Em apenas três décadas, o vale-transporte tem muita história para contar. O autor escreveu sobre a função do benefício e os passos até a implantação do popular “VT”, considerando a evolução do serviço de transportes no Brasil.

Ao Diário do Transporte, o autor contou que a ideia da obra surgiu a partir de um sonho do autor, que há mais de 20 anos atua com projetos de engenharia e administração em áreas como sistema de mobilidade, logística, redes de transportes e tecnologia.

“A ideia surgiu em meio à dificuldade de encontrar material bibliográfico sobre a história da implantação do benefício no Brasil. E observei que mesmo com o estabelecimento da lei que regulamentou o vale-transporte, bem como a natural acomodação do mercado e suas atividades operacionais, muitas dúvidas ainda persistem. Diante desse cenário, decidi levantar algumas considerações a respeito dos processos atuais e das possibilidades de otimização, trazendo uma análise clara e isenta, com esclarecimentos adicionais voltados aos empresários e a executivos de RH e dos setores administrativos ligados diretamente aos processos de gestão da aquisição e da distribuição do vale-transporte. E também, a minha intenção com o livro é contribuir para o conhecimento dos colaboradores das organizações e usuários rotineiros”, relatou o empresário.

“Sou professor universitário e pesquisador no assunto há pelo menos vinte anos e quando pensei na criação do livro foi para apresentar aos parceiros, gestores, usuários, estudiosos e entusiastas do VT, uma história condensada e simplificada deste benefício, que adotou um sistema genuinamente brasileiro que hoje temos em todo território nacional”, afirmou também Campello.

O empresário buscava reunir em uma mesma abordagem o contexto histórico brasileiro de industrialização e modernização, para relatar a chegada do vale-transporte como o marco de um movimento que se iniciou ainda no século 19.

Segundo o autor, o VT garante “mobilidade, qualidade de vida e bem estar aos trabalhadores e o funcionamento econômico da estrutura de transportes urbanos”.

A obra é destinada a especialistas, gestores, empresários, estudiosos de mercado, leigos e curiosos que desejam saber mais sobre este benefício utilizado pelos trabalhadores. O livro está disponível para compra na Amazon.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta