Eletromobilidade

VDL Bus & Coach apresenta sua nova geração de ônibus elétricos para a Europa

Produtos da linha Citeas traduzem um novo conceito de transmissão elétrica, com autonomia que chega a 600 Km

ALEXANDRE PELEGI

A VDL Bus Chassis, fabricantes de ônibus neerlandesa com sede em Eindhoven, na Holanda, apresentou nessa quinta-feira, 27 de maio de 2021, a nova geração do VDL Citeas.

Os veículos haviam sido anunciados em dezembro de 2020, e somente agora a nova linha de ônibus elétricos é revelada para o mercado europeu.

O objetivo era exibir os ônibus durante o Busworld, maior feira de ônibus da Europa em outubro deste ano, em Bruxelas, mas com o cancelamento do evento a empresa optou pela divulgação pela Web. O novo veículo foi apresentado em um evento on-line voltado à imprensa especializada.

Os produtos da nova geração de ônibus elétricos Citeas traduzem um novo conceito de transmissão elétrica.

São cinco inovações: baterias dispostas no piso, parede lateral composta de uma só peça, gerenciamento de energia inteligente, sistema de controle de temperatura sofisticado e ambiente ergonômico para o motorista.

A parede lateral do ônibus é 15% mais leve do que uma parede lateral convencional.

Como padrão, os novos Citeas trazem a bateria integrada ao piso do veículo.

A estimativa é que o primeiro veículo seja entregue no início de 2022, e ainda em 2021 a empresa esteja produzindo em série. No final do próximo ano, segundo a apresentação, todos os modelos da linha estarão disponíveis no mercado.

Os primeiros ônibus da nova geração serão implantados em Lahti, cidade da Finlândia.

A nova linha do Citeas também está sendo construída na Holanda e na Bélgica

O alcance foi consideravelmente melhorado: todos os veículos cobrem uma distância de 500 a 600 km. Mesmo em más condições climáticas (-15 graus Celsius), o Citeas ainda pode dirigir 250 quilômetros 100% eletricamente.

Nas áreas metropolitanas, o Citeas pode operar 24 horas por dia, enquanto nas linhas regionais, cada vez mais eletrificadas, distâncias de até 70 quilômetros não são mais uma exceção.

A apresentação foi feita pelo CEO da VDL Bus & Coach, Henk Coppens.

Coppens afirmou que o projeto da nova geração do Citea foi iniciado com foco apenas na emissão zero.

A nova geração do Citeas elétrico consistirá em quatro variantes diversas de comprimento, cada uma voltada a um tipo de demanda possível do mercado.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Pavanelli, Renato Carlos. disse:

    VDL Bus & Coach apresenta sua nova geração de ônibus elétricos para a Europa. = = = = Dá para Imaginar o que os Países Produtores de Petróleo estão Preocupados com o Avanço de toda ordem de Veículos Migrando para propulsão elétrica? O que Farão com o Petróleo mais alguns Anos, Levando em Consideração que pouco ou nada produzem em seus Desertos? Creio que deveriam Urgentemente Pedir Suporte, Orientação e Ajuda aos Israelenses que plantam e produzem Alimentos e Frutas no Deserto. Desejo que encontrem uma saída, pois, corre-se o risco de se ter emigração em massa dos povos do Oriente Médio e África.

Deixe uma resposta