Eletromobilidade

BYD amplia presença na Suécia com venda de 79 ônibus 100% elétricos

Novo ônibus elétrico de 15 metros da BYD

Operadora Bergkvarabuss encomendou novos modelos de 13 e 15 metros para operar no condado de Escânia

ALEXANDRE PELEGI

A fabricante de ônibus elétricos BYD está ampliando sua presença no mercado sueco.

A empresa acaba de receber uma encomenda de 79 novos ônibus 100% elétricos da operadora de transporte público Bergkvarabuss, do condado da Escânia, na Suécia.

Esta é a primeira vez que a operadora de transporte público do condado faz uma compra com a fabricante de ônibus elétricos.

Entre os veículos está o modelo mais vendido da BYD, o de 12 metros.

Além dele, a Bergkvarabuss encomendou os modelos mais recentes de 13 e 15 metros.

Os veículos começarão a ser entregues no final deste ano. A maior parte deles será produzida na fábrica da BYD em Komárom, Hungria.

A Bergkvarabuss conquistou o contrato para fornecer os serviços de transporte público nas áreas de Söderslätt, Österlen e Nordväst no sul da Suécia, operando em nome da autoridade de transporte público regional, Skånetrafiken.

A BYD comemora este novo pedido, que se junta a um número significativo de encomendas e entregas de frotas anunciados pela fabricante nas últimas semanas.

Com a compra da operadora Bergkvarabuss, a BYD se torna a fornecedora líder de veículos elétricos na Suécia e em toda a região nórdica.

Atualmente mais de 250 ônibus elétricos BYD operam na Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia, percorrendo 25 milhões de km rodados e reduzindo as emissões de CO2 em mais de 27.000 toneladas.

Além destes, outros 250 ônibus elétricos BYD foram encomendados para a região nórdica.

ESPECIFICAÇÕES DA VENDA

Do total dos 79 ônibus encomendados à BYD pela Bergkvarabuss, 32 deles são do novo modelo de ônibus elétrico de 15 metros piso baixo, com capacidade para 90 passageiros e 400 km de autonomia com uma única recarga, graças à capacidade aprimorada de bateria.

A operadora sueca encomendou outras 43 unidades do modelo de 13 metros mais recente da BYD.

Os dois modelos incluem iluminação embaixo do assento e pontos de acesso adicionais para carregamento via USB.

As quatro unidades restantes incluem a versão mais recente do modelo de 12 metros da BYD, com atualizações de produto significativas que aumentam a produtividade, a segurança e a experiência do passageiro.

O COO da Bergkvarabuss, Staffan Karlsson, disse estar impressionado com os modelos de ônibus mais recentes da BYD e os benefícios que eles oferecem. “Estamos ansiosos para operar os ônibus a fim de contribuir para o transporte público livre de combustíveis fósseis no condado da Escânia”, afirmou o executivo.

O Diretor Executivo da BYD na Europa, Isbrand Ho, afirmou que a BYD tem uma presença crescente na Escandinávia, cooperando de forma muito positiva com as operadoras de transporte público em toda a região. “A região nórdica está liderando o caminho para a eletrificação na Europa, com a presença da BYD agora estabelecida em toda a Noruega, Suécia e Finlândia, incluindo o extremo norte, onde é extremamente frio”, disse Isbrand Ho.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta