Eletromobilidade

BYD inicia entrega de 100 ônibus elétricos para Turim, Itália

Primeiro pacote de 50 unidades começou com fornecimento de 4 veículos no dia 16 de maio, e será completado em fases até setembro deste ano

ALEXANDRE PELEGI

A BYD iniciou a entrega oficial na segunda-feira, 16 de maio de 2021, de um pacote de 50 ônibus elétricos, parte de um acordo de 100 unidades negociadas com o Gruppo Torinese Trasporti (GTT), principal operadora de transporte coletivo da cidade italiana de Turim.

A primeira entrega, de quatro ônibus elétricos, foi feita na garagem Gerbido da GTT, e contou com a presença da Prefeita de Turim, Chiara Appendino; do CEO da GTT, Giovanni Foti; e da Conselheira de Transporte, Maria Lapietra.

Os veículos entrarão em serviço inicialmente nas rotas 58 e 71 da cidade.

O acordo da BYD com a GTT vem desde o primeiro fornecimento de eBuses para a cidade em 2017.

Este primeiro pacote de 50 unidades de ônibus elétricos BYD para a GTT totaliza 78 veículos, e os demais veículos serão entregues em fases até setembro.

Atualmente mais de 60 eBuses da BYD estão em operação em toda a Itália, nas cidades de Turim, Novara, Alessandria, Milão, Pádua e Messina, além de outras cidades menores.

A maioria dos ônibus 100% elétricos será construída na União Europeia, nas instalações de produção da BYD em Komárom, na vizinha Hungria.

A empresa chinesa informa que já entregou mais de 65.000 ônibus totalmente elétricos em todo o mundo, em mais de 300 cidades, operando em cerca de 50 países e regiões.

Até hoje, existem 2.000 eBuses BYD em operação ou encomendados em toda a Europa.

O eBus de 12 metros da BYD continua sendo o modelo de ônibus elétrico mais vendido da empresa, com mais de 700 veículos em serviço na Europa.

A especificação de pedido de frota BYD mais recente da GTT apresenta uma série de inovações tecnológicas. Entre elas, uma câmera MirrorEye para ampliar significativamente o campo de visão do motorista, pontos de carga independentes em cada lado do veículo para fornecer flexibilidade operacional, enquanto tecnologias de bateria aprimoradas significam que o aquecedor HydroElectric é menos agressiva ao meio ambiente por eliminar as emissões de CO2, pontua a fabricante chinesa.

A operadora de transporte de Turim terá ainda acesso ao sistema de monitoramento de frota e veículos FleetLink da BYD, ferramenta de gerenciamento de frota preparada para Transporte Inteligente, Internet das Coisas e Análise de Big Data.

A prefeita de Turim, Chiara Appendino, afirmou na solenidade de entrega dos ônibus elétricos que a cidade conseguiu diminuir a idade média da frota de três anos. “Já existem mais de 200 novos ônibus em serviço pela cidade e hoje, finalmente, estão chegando os mais novos ônibus elétricos da BYD. Além disso, 70 novos veículos estão em produção, que veremos em nossas ruas a partir do início de 2022, e a compra de outros está em andamento”, disse.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta