Governo da Bahia vai instalar câmeras com reconhecimento facial em ônibus de 70 cidades para combater assaltos

Projeto será levado para outros municípios baianos posteriormente. Foto: Ibsen Santos/Arquivo GOVBA.

Sistema será contratado por licitação e contrato está previsto para ser assinado em junho

JESSICA MARQUES

O Governo da Bahia informou que vai instalar câmeras com reconhecimento facial nos ônibus que operam no estado. O objetivo é combater assaltos nos coletivos.

A medida foi anunciada pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira, 18 de maio de 2021.

“Será um sistema de monitoramento através de câmeras em todo o estado, inclusive nos veículos do transporte rodoviário. Estamos concluindo o processo licitatório e devemos assinar o contrato agora já no início de junho para iniciarmos a implantação. Inicialmente, 70 cidades irão receber o monitoramento de câmeras. Elas serão escolhidas levando em conta o mapa da violência, priorizando os lugares de maior incidência de violência”, explicou o governador.

ALERTA CELULAR

Em nota, o Governo do Estado ressaltou que desde o dia 11 de maio, a Secretaria da Segurança Pública está disponibilizando o sistema Alerta Celular, que tem como objetivo dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas.

Assim, ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI, o número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento aos seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta