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Transporte público sob demanda pago com cartão de transporte: a experiência de sucesso em Fortaleza

Hoje, o transporte público regular funciona como a espinha dorsal da mobilidade da cidade, mas passa a disputar o atendimento também para as viagens de curta distância

 

O transporte público sob demanda implementado na cidade há mais de um ano tem crescido em número de atendimentos e alcance e hoje está integrado ao sistema de bilhetagem, que funciona de forma online. A inovação permite que os usuários paguem pela viagem sob demanda com o cartão de transporte.

Integração a partir da bilhetagem online

Utilizar a capacidade de interação com o usuário por meio dos aplicativos para oferecer um serviço mais customizado é uma das principais características que fazem do transporte sob demanda uma boa alternativa para o transporte público. Em Fortaleza, além desse atendimento customizado, a integração com a bilhetagem online ampliou o acesso da população ao serviço.

Desde que o transporte sob demanda foi lançado, o Sindiônibus, que opera o sistema de transporte na cidade, incluiu no escopo do projeto a intenção de oferecer ao usuário a opção de pagar pelo novo serviço utilizando o cartão do transporte. A principal preocupação era dar mais flexibilidade para os passageiros no pagamento das tarifas e gerar mais atratividade.

A Empresa 1, fornecedora da plataforma de bilhetagem e parceira de longa data do Sindiônibus, viabilizou a integração do serviço sob demanda com o sistema convencional de transporte por meio das funcionalidades do sistema online e de contas em nuvem. Dessa forma, os usuários do vale-transporte e do bilhete único passaram a ter a possibilidade de pagar essas viagens com o cartão de transporte. No total, o serviço atende a 28 bairros, além dos principais shoppings e instituições de ensino superior da cidade.

Hoje, o transporte público regular funciona como a espinha dorsal da mobilidade da cidade, mas passa a disputar o atendimento também para as viagens de curta distância. Isso é possível porque a plataforma da Empresa 1 opera como intermediária, permitindo a comunicação entre os sistemas e cobrindo processos que vão desde o cadastro do usuário até o cancelamento, além do pagamento da tarifa.

Na prática, o usuário solicita o transporte via aplicativo e, ao embarcar, paga a viagem com o cartão de transporte no validador instalado dentro da van, que opera de forma online. A segurança das transações é garantida por meio de protocolos desenvolvidos pela Empresa 1 para integração da bilhetagem com outras soluções, seja de forma direta ou com terceiros.

O transporte sob demanda de Fortaleza tem um alto nível de aprovação pela população da cidade e, a partir da integração com o sistema convencional, passa a atender um público maior — a expectativa é de que o serviço alcance ultrapasse a marca dos 90 mil clientes conquistados no primeiro ano de funcionamento —, com condições de crescer e atender cada vez mais as exigências do usuário por uma mobilidade personalizada que se adapte às suas necessidades.

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