Diário no Sul

Veículos do transporte escolar de Blumenau (SC) poderão circular nos corredores de ônibus

Entretanto, fica proibida a circulação no corredor da Rua Dois de Setembro. Foto: Divulgação.

Projeto de autoria do Executivo foi aprovado pela Câmara

JESSICA MARQUES

Os veículos do transporte escolar de Blumenau, em Santa Catarina, poderão circular nos corredores de ônibus. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto do Executivo sobre o tema, em redação final, nesta semana.

Segundo o Projeto de Lei 8287, os veículos devem estar devidamente identificados para ter a circulação permitida nas vias exclusivas ao transporte coletivo.

Além disso, o ônibus ou van do transporte escolar deve estar devidamente licenciado para o tráfego, com o alvará de tráfego estar afixado no para-brisas.

A circulação deve ser nos horários entre 06h30 e 08h00, 11h e 14h e 17h e 19h30, com o uso obrigatório de faróis acesos, inclusive durante o dia, e o embarque e desembarque nos corredores de ônibus somente nos pontos existentes do transporte coletivo.

A proposta ainda proíbe a circulação no corredor da Rua Dois de Setembro, além de proibir a realização de manobra de ultrapassagem a partir do corredor ou o retorno a este após realizar embarque ou desembarque fora dele.

O projeto foi aprovado com uma emenda de autoria do vereador Ito de Souza, que autoriza a circulação do transporte escolar nos corredores exclusivos de ônibus quando estiverem ou não transportando passageiros. A intenção, segundo a justificativa apresentada com a emenda, é viabilizar melhores condições de deslocamento desta categoria e, por conseguinte, contribuindo para fluidez do trânsito.

Por sua vez, a emenda de autoria do vereador Carlos Wagner – Alemão, que incluía autorização para que os táxis devidamente identificados utilizassem os corredores de ônibus, foi rejeitada com 10 votos contrários e 4 votos favoráveis. A emenda foi encaminhada ao arquivo.

O projeto de lei, já aprovado em redação final, será encaminhado para sanção do prefeito. A matéria entra em vigor após publicação em Diário Oficial.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Juliano Vukojević disse:

    Blumenau liberou geral agora isso é uma vergonha! Agora os corredores de ônibus perderam a finalidade. No Brasil esses prefeitos canalhas sempre armam uma pra favorecer o transporte individual em detrimento do coletivo.

  2. Juliano Vukojević disse:

    Blumenau liberou geral agora os corredores de ônibus perderam a finalidade isso é uma vergonha! No Brasil esses prefeitos canalhas sempre armam uma pra favorecer o transporte individual em detrimento do coletivo.

Deixe uma resposta