Seis linhas comuns terão paradas no Corredor do BRT, na Avenida das Amoreiras, em Campinas

Demais linahs continuam parando em vias paralelas

Segundo Emdec, medida deve beneficiar 2,4 mil passageiros por dia

ADAMO BAZANI

A partir desta segunda-feira, 17 de maio de 2021, seis linhas comuns de ônibus passam a realizar paradas nas faixas exclusivas do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, entre a Avenida Prefeito Magalhães Teixeira (São Bernardo) e o Terminal BRT Campos Elíseos (Vila Rica).

A medida envolve as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Paulicéia), 163 (Campos Elíseos) e 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos), com embarque e desembarque de passageiros pela faixa esquerda. Até então, o atendimento aos usuários ocorria nos pontos localizados nas marginais da avenida.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a alteração deve diminuir o tempo de viagem de aproximadamente 2,4 mil passageiros, que são transportados pelas seis linhas diariamente.

Por meio de nota, o secretário de Transportes, Vinícius Riverete, disse que “gradativamente, a infraestrutura dos Corredores BRT vem sendo ativada para uso do sistema convencional de transporte, agilizando o tempo de viagem dos usuários”.

Já o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, destacou a importância de os ônibus comuns também circularem de forma segregada ao tráfego dos demais veículos.

“Além de otimizar os trajetos, a medida amplia a segurança na circulação, uma vez que os ônibus irão transitar segregados do tráfego em geral”

A Emdec diz que instalou seis abrigos por sentido, ao longo do trecho. Confira a localização de referência das novas paradas:

  • Escola Municipal Profª Geny Rodriguez (altura do nº 1.380)
  • OBA Hortifruti (altura do nº 1.700)
  • Banco Bradesco (altura do nº 2.100)
  • Corpo de Bombeiros (altura do nº 2.800)
  • Av. Amoreiras, altura do nº 3.280 (próximo à Rua Martinópolis): será atendido pelas linhas 140, 141 e 317
  • Av. Amoreiras, altura do nº 3.800: será atendido pelas linhas 140 e 141

As demais linhas que circulam pelo trecho prosseguem atendendo aos pontos localizados nas vias laterais ao corredor.

O trecho impactado da Avenida das Amoreiras conta com as estações BRT São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera e Vila Rica, além do Terminal BRT Campos Elíseos. Todas as estruturas serão ativadas futuramente, quando o sistema BRT entrar em operação.

A gerenciadora ainda explicou que nos primeiros dias das alterações, agentes da Mobilidade Urbana vão orientar os usuários do transporte público.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Antonio Carlos Dionisio disse:

    Eu li a matéria q as empresas de ônibus de Campinas tem investido constantemente em qualidade, é pura mentira é só andar nos ônibus da vb transporte para confirmar q totalmente sucateadas ( com exceção do grupo da Itajaí)

Deixe uma resposta